SERÁ QUE LULA ESTAVA MESMO ERRADO NO QUE COMENTOU SOBRE A CONDUTA DE ISRAEL NA GUERRA?

 

   “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus” (Presidente Lula em fevereiro de 2024 a respeito das duras ofensivas de Israel em Gaza)

 

 

   E assim e com estas palavras deu-se início a uma guerra entre o Governo de Israel com o Presidente Lula, como também [aqui] no Brasil criou-se um clima [de guerra] para dividir ainda mais as pessoas.

   E neste momento eu pergunto:

   * Será que o Presidente Lula estava errado (ou foi infeliz) em sua fala?

   * Será que ele exagerou no que disse ao que não precisava colocar a lembrança do holocausto dos judeus durante a Segunda Guerra?

   * Ou será que líderes de outros países gostariam de dizer o mesmo, mas não tiveram coragem, pelo que concordam com ele, porém preferiram (como preferem) ficar em silêncio?

 

 

   Estimado leitor, ontem ao assistir aos telejornais achei interessante as palavras do Presidente dos Estados Unidos, Joe Baden, durante uma entrevista: "Israel pode perder apoio" [se continuar com investida contra a Palestina], ao que assim comentou. E seguiu no que completou: "Olhe, Israel tem tido o suporte da vasta maioria de nações ao redor do mundo. Se isso continuar -- com esse governo incrivelmente conservador [...] -- eles vão perder apoio no mundo todo. E isso não é de interesse de Israel… “. Ou seja, aqui já existe um grande indício de que o Presidente Biden está mudando a sua opinião com relação a Israel.

 

 

   Pois é, meu querido, como Cristo dizia: "Não jureis de forma alguma; nem pelos céus, que são o trono de Deus; nem pela terra, por ser o estrado onde repousam seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei" (Mateus 5: 34-

35)

 

 

   Raciocinemos: Se analisarmos direitinho seria como a se afirmar: “A maneira como vocês estão se portando nesta guerra, e que está tendo a reprovação do mundo inteiro, não será bom para vocês”. Sim, a partir de como está a conduta do Governo de Israel e o que suas Forças de Defesa estão fazendo (e que as imagens revelam).

 

 

   Pois então, todo o bloco ocidental condenou o grupo terrorista Hamas no que fez, ao que tomou para si as dores de Israel. Mas, com o passar do tempo e, sobretudo assistindo o que as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão fazendo com os cidadãos inocentes de Gaza, já não tem mais o apoio como foi de início. As pessoas mudam de lado quando percebem certos fatos! Ou seja, condenam o Hamas (por ser um grupo terrorsita e em função de seus atos), mas também reprovam Israel (devido a sua conduta na guerra, já que o arsenal de suas força atinge pessoas incoentes, isto é, os palestinos naquele espaço).

 

 

   Vejamos bem, se já não bastasse a fala infeliz da Ministra da Igualdade e Empoderamento de Israel, May Golan, a qual disse “estar orgulhosa das ruínas em Gaza”, o Exército de Israel por estes dias cometeu um pecado imperdoável, que foi barrar a ajuda humanitária (a se fazer por terra) e, inclusive impedindo médicos de seguirem em frente. E, segundo foi informado, eles até sofreram humilhações, onde tiveram que ficar despidos. Pois é! Você tem conhecimento ou acha que isto foi uma fake news? Pois eu digo que não. Está tudo registrado.

 

  

   Meu amigo, aqui eu me lembro das antigas máquinas de fliperama em comércios urbanos onde se brincava de guerra, e na tela das máquinas mostrava (sob a ponta de um canhão ou rifle) veículos de blindados inimigos, como também de ambulâncias passando rápido. E a regra para ganhar mais pontuação no jogo era alvejar (ou atingir com um disparo) o maior número possível de tanques inimigos, e nunca atingir as ambulâncias (pelo que perderia pontos).  

 

 

   É aonde eu quero chegar: O Exército e as Forças de Defesa de Israel (FDI) chegaram a “atingir as ambulâncias do jogo” (literalmente). É isso mesmo, por esses dias a Agência da ONU para direitos humanos apresentou ao mundo um relatório publicado no dia 28 de fevereiro em que cita por parte do Exército de Israel detenções arbitrárias, maus-tratos e torturas contra palestinos. E aqui segue uma parte do documento: “O uso de meios e armas táticas militares em contextos de aplicação da lei, o uso de força desnecessária ou desproporcional e a aplicação de restrições de movimento amplas, arbitrárias e discriminatórias que afetam os palestinos são extremamente preocupantes”.

   E agora, meu amigo, prepare para o que irás ler no que está no documento desenvolvido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH): “Alguns foram despidos, vendados e contidos durante longas horas com algemas e com as pernas amarradas, enquanto os soldados israelenses pisavam-lhes a cabeça e as costas, eram cuspidos, atirados contra paredes, ameaçados, insultados, humilhados, e em alguns casos , sujeitos a violência sexual  e violência baseada de gênero”. (Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/relatorio-da-onu-acusa-israel-de-violar-direitos-humanos-na-cisjordania).

 

 

   Caríssimo, tais práticas lembram muito o que os nazistas faziam com os judeus nos campos de concentração, onde estes eram humilhados, torturados, violentados, e não havia distinção de ninguém em seus atos.

   Pois bem, o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin "Bibi" Netanyahu, quer que o Presidente Lula peça desculpas por sua fala. Agora, será que haverá um dia em que o Governo de Israel irá pedir perdão ao povo palestino pelo que está fazendo com ele nesta guerra? Meu querido, isto é uma coisa tão improvável ao que se compara ao querer que um médico peça desculpas por um erro realizado em alguém, sobretudo quando o devido médico é "orgulhoso" demais para admitir que errou.

 

 

   Estimado leitor, infelizmente em função da divisão que se encontra no país (por causa de dois nomes), há quem diga que o Presidente Lula não representa o Brasil (mais precisamente os adoradores do ex-presidente Jair Bolsonaro). E segundo o parecer de tais Lula errou.

   No entanto, na visão de estudiosos, intelectuais, jornalistas (e, talvez, da maior parte do mundo) o que Lula disse (e que gerou tanta polêmica) foi correto, embora o Governo de Israel não quisesse admitir, e, portanto, não aceitou.

 

 

   E aqui mais uma vez eu pergunto:

   * Será que Lula errou em sua fala, no que disse que “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”?

   * Será que houve “exagero” em suas palavras?

   * Ou será que em função do que está sendo feito em Gaza, onde já morreram milhares de pessoas inocentes (entre crianças, mulheres, idosos...), e os que “ainda estão vivos” estão na verdade “sobrevivendo”, ele por isso expressou a sua indignação (que é a mesma de qualquer pessoa sensata), mas diferente de tantos que talvez por covardia mesmo, optaram em não dizer nada?!

   E então, se o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Israel pode perder apoio internacional caso continuar a ofensiva, seria, embora de forma sutil, concordar com a posição de Lula?

   Qual é a sua opinião?

   Vou parando por aqui, pois daqui a pouco é hora do Serviço da Minchá (uma prática de oração judaica e diária a qual faço, embora eu não seja judeu!). Shalom a todos.

 

 

29 de fevereiro de 2024

 

IMAGENS: INTERNET

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 29/02/2024
Reeditado em 29/02/2024
Código do texto: T8009731
Classificação de conteúdo: seguro