MEU PRIMEIRO SACRAMENTO - PRIMEIRA COMUNHÃO

Logo depois que nasci batizaram-me em casa, um costume pelo menos pelas bandas do Sul. Minha tia-avó e o filho dela. O tempo foi passando e nada de realizar o batismo na igreja. Numa manha ensolarada de um dia qualquer, do ano de 1963, fomos, eu, mamãe, a tia Zilda e o Alberto Jerry, até a igreja São Francisco, em Porto Alegre. Como eu já era crescidinho o sacerdote, um Frei de quase 70 anos, sabatinou-me sobre a minha convivência cristã. Peregrinamos pela igreja e ele perguntando-me sobre quem eram os santos ali existente, os motivos que eu me pensava cristão. Respondo todas as indagações com conhecimento, pois ele não me reinquiria, exceto se eu tinha certeza que queria ser batizado. A cada resposta eu dizia:

- Meu nome não é Iramar, mas Itamar!

A última estação de inquirições foi na igreja antiga, que fica ao lado da atual, lá dentro muitas imagens de santos, bancos antigos e uma urna de vidro onde estava deitado o Cristo, como se tivesse sido retirado da cruz recentemente. Ali o Frei, mais falou do que perguntou. Falou demoradamente sobre a sentença que trazemos, pela morte dele para nos salvar.

Logo acima da cabeça de Cristo a inscrição INRI numa tabuleta de madeira. O que significa INRI? - disse-me o sacerdote.

- Deus dos judeus!

Em seguida deu-se o sacramento do batismo, somente para minha pessoa. De certificado em mãos lá fomos nós pela vida crista!

Os anos foram passando e vieram os outros, que podemos receber em vida. Hoje, busquei o verdadeiro significado da palavra "INRI" Iesus Nazarenus Rex Iudeum -Jesus Nazareno, Rei dos Judeus, entretanto os judeus não se consideram cristãos!

Recentemente, com o massacre de palestinos, que buscavam alimento para seus corpos e de suas crianças, mulheres e velho, me parece que os judeus estão certos, quanto a não estarem sob o manto de Cristo, nem do nosso Deus!

Infelizmente o que é mais fácil para muitos é esquecer das agruras da vida e aplicá-las os próximo sem a menor piedade!

A legitima defesa tem um limite, ou seja, onde a mentira acontece como vingança!

Que todos os deuses, de todas religiões não permitam demônios travestidos de santidade!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 02/03/2024
Reeditado em 04/03/2024
Código do texto: T8011178
Classificação de conteúdo: seguro