Misericórdia.

É um sentimento de dor, solidariedade e empatia por alguém que é atingido por uma tragédia, ou
caiu em desgraça. Dó, compaixão ou piedade. A palavra misericórdia tem origem latina, sendo formada pela junção de miserere(ter compaixxão) e cordis(coração).Literalmente significa ter compaixão vinda do coração. Há muitos clamores por misericórdia no mundo principalmente nos séculos XX e XXI. Há atrocidades em andamento. Pessoas mortas enquanto famintas procuravam alimentos. Pessoas fuziladas quando apenas desejavam fugir para viver. Pessoas a quem a guerra ceifa, sem dó nem piedade. Adultos, crianças, mulheres e idosos e até bebês.

A guerra é insana e, suas vítimas se multiplicam em projeção geométrica. A justiça é um grito para mitigar o sofrimento e, não um credo nem religião.Todo o cenário contemporâneo coloca em xeque as consequências éticas e sociais das guerras, e, somente a misericórdia poderá salvar a condição humana.

Segundo Santo Tomás e Santo Agostinho, o termo "misericórdia" em seu sentido linguístico é ter o coração (cors) com os miseri com os pobres e aflitos no mais amplo sentido de uma ou outra palavra. A misericórdia é um resgate da justiça.
A filosofia contemporânea reconfigurara o conceito de compaixão, procurando fazer uma reflexão sobre o conceito geral que tanto satisfaça o ideal de bondade ética e moral, correlacionado à justiça e ao direito.

Enfim, conforme apontou Max Scheler descreveu a compaixão como sendo um fenômeno humano original. O dar e doar possuem uma estrutura dialética, com efeito, a misericórdia, é, essencialmente uma doação livre e que não deriva de nada, que só pode ser acolhido ou afastado livremente. E, assim, apenas rogamos misericórdia por aqueles que não são ouvidos, respeitados e, resgatados da crueldade da guerra e, ainda, da insana luta pelo poder. 

Enfim, tudo pelo o que rogamos, é por misericórdia.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 04/03/2024
Código do texto: T8012653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.