As Duas Faces Da História

Eric do Vale

Não houve ditadura na vigência do Regime Militar, no Brasil. Essa é a afirmativa utilizada por uma parte de nossa sociedade na qual eles alegam que sim, existiu "um Regime Militar " contra os comunistas.

Em parte, tal afirmação está coerente. Assim como, dizer que os oponentes a esse regime político ( os comunistas) foram muito radicais, praticando atos terroristas como sequestros, jogando bombas, assaltando bancos. É tudo verdade.

Pergunta-se: por que esses esquerdistas agiram assim? Quais razões levaram essas pessoas a pegarem em armas e terem feito o que fizeram? A resposta será: "Porque esses queriam tomar o poder e fazer do Brasil um país comunista.". Sim. Também é verdade.

E também, é verdade que no momento em que os militares tomaram o poder, o mundo estava vivendo o contexto da Guerra Fria em que o mundo era dividido em capitalista e socialista. Temendo com que o Brasil viesse a se tornar uma nova Cuba, os militares destituiramn João Goulart da presidência da República e permaneceram no poder , durante vinte anos.

Sim, é tudo verdade. Mas dizer que não houve ditadura... Então, me digam : e essas perseguições, prisões, torturas e mortes aos que se opunham aos militares? Já sei: "Eram comunistas e por isso...". E precisava chegar a esse ponto?

O que dizer da censura aos meios de comunicação e qualquer atividade cultural ( música, cinema, teatro)? Nem precisa responder, pois já sei a resposta: "Eram todos comunistas.". Ainda que isso seja verdade, pergunta-se: TODOS esses artistas e intelectuais eram, politicamente falando, ligados a esquerda? E mais precisamente, ao Partido Comunista?

Em relação às ações terroristas praticadas aos opositores do regime militar, é importante dizer que após a promulgação do AI-5, as coisas ficaram mais difíceis: Congresso Nacional fechado, a imprensa censurada e os militares mais poderosos ainda perseguindo todo mundo... Como, então, questionar o governo?