BOM OU MAU?

Francisco de Paula Melo Aguiar

Quem realmente tem ou não tem razão?

Todo mundo tem razão de sobra para defender seus interesses, infelizmente é verdade, até no submundo do crime, onde a vítima fica vendo navio diante do fato, uma vez que o aparelho estatal policial não sabe ou se sabe, não tem ou não demonstra interesse profícuo por onde começar a investigação para elucidar o crime que sai vitorioso, sorrindo da sociedade que não é solidária com quem trabalha honestamente e paga seus impostos diretos e indiretos para ter existência de corpo e alma.

Paga-se tudo antecipado e não tem na hora precisa.

O mundo é cão mesmo. Pensar o contrário é ilusão. Seja por ficha dada ou não.

Onde está o aparato estatal de proteção a sociedade e seus membros dentro da lei?

Sabemos que "o homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe", no dizer do filósofo Jean Jacques Rousseau.

Ressaltamos, porém, que na prática existencialista simplista, não é bem assim as coisas, pois, "o homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom", na visão de Nicolau Maquiavel.

Enquanto isso, a sociedade dorme de olhos abertos, onde todas às linhas de investigação é possível e aceitável até que se prove em contrário, uma vez que a vida é a realidade como ela de fato é, ex-vi que "o homem nasce como uma folha em branco, e tudo que se sabe é aprendido depois", segundo o pensamento do filósofo John Locke.

A visão de mundo é uma construção feita por cada indivíduo.

Então, quem tem razão é ser bom ou o mau?

E assim o lixo criminoso não pode abrigar-se debaixo do tapete punitivo da sociedade penalizada por ser a mantenedora de tudo que é chamada de pública, a exemplo de segurança pública, da educação, da saúde, etc.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/03/2024
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T8019379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.