O Dia da Poesia.

Em 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nessa data. A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada.
Ele é autor de "O Navio Negreiro" e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo. Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Há muito tempo, porém, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. A definição de verso não é tão simples assim.

Além de Castro Alves e Gonçalves Dias, existem vários outros poetas da literatura brasileira que você precisa conhecer. Entre outros, podem ser citados: Gregório de Matos (Boca do Inferno), Tomás Antônio Gonzaga, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Mas é bom lembrar que a nossa poesia tem como matéria prima a língua portuguesa e, nesse sentido, há dois autores portugueses que também precisam ser mencionados, pois tiveram influência tanto na poesia de sua pátria quanto na brasileira. Trata-se de Luís de Camões e Fernando Pessoa, dois poetas de primeira grandeza, talvez a expressão mais alta da poesia em Portugal.

O dia nacional da poesia era comemorado em 14 de março, no aniversário do poeta lírico e épico, Castro Alves. Entretanto, desde 2015, foi sancionada a lei nº 13.131, que mudou a data do dia nacional da poesia para a que se comemora o aniversário do poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade, isto é, no dia 31 de outubro. Assim, o dia nacional da poesia é comemorado em 31 de outubro.

A poesia reafirma a nossa humanidade comum, revelando-nos que pessoas, em todos os lugares do mundo, compartilham as mesmas perguntas e sentimentos quanto à vida. A poesia é a base da tradição oral e, ao longo dos séculos, pode comunicar os valores mais profundos de diversas culturas.

Ao celebrar o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, a UNESCO reconhece a capacidade única da poesia de capturar o espírito criativo da mente humana.
A decisão de proclamar o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia foi adotada durante a 30ª sessão da UNESCO, realizada em Paris em 1999.
Um dos principais objetivos do Dia é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer às línguas ameaçadas a oportunidade de serem ouvidas em suas comunidades.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

Existem também o dia 21 de março que é dia mundial da poesia que "foi o dia escolhido, na XXX Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas. É também uma oportunidade para que leitores conheçam a poesia de novos autores, além de reverenciar os grandes nomes da poesia mundial, como: Arthur Rimbaud, Carlos Drummond de Andrade, Emily Dickinson, Federico García Lorca, Maya Angelou, entre tantos outros."
"O Dia Mundial da Poesia surgiu na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999, quando foi escolhido o dia 21 de Março para a comemoração anual dessa arte que atravessa os séculos. Tal iniciativa teve o intuito de dar um “reconhecimento e impulso novos aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais”, segundo informa a ata".

Mas, a poesia deve ser comemorada em todos os dias, para obtermos a esperança e arrancar a sobrevivência dos grilhões que nos prendem a realidade.
 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 14/03/2024
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T8019395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.