O Tempo

Em outros momentos falamos sobre o tempo, mas não demos a ele a importância devida, sua grandeza não se limita ao passado, presente e futuro, transcende a vida terrena, sendo cultuado em muitas culturas como o ser divino que ele verdadeiramente é, além de objeto de análise de poetas, cientistas, filósofos, todos desejando desvenda-lo, será que um dia seremos capazes de, ao menos, compreende-lo?

Na arte e na filosofia é tido como resposta para tudo que possa nos atingir, nossas dores, angústias, decepções, atribuem a ele ainda a capacidade de transformar o mal em bem e o bem em mal.

Na ciência já descobriram que ele não se limita à tríade descrita no início dessa digressão, o hoje é o ontem em algum lugar na imensidão, as estrelas que vemos no céu já morreram, seu brilho que demorou anos luz para chegar e nem chega inteiro, o amanhã que pensamos ser, por vezes, tão distante, já é o hoje do outro lado do mundo e se piscarmos os olhos, o tempo já não é o mesmo de antes, confundindo-se e nos confundindo a todo instante.

Nas religiões mais antigas o tempo é uma divindade, um deus que merece seu lugar de destaque, é ele que controla o que vai ou não acontecer com esses pobres carnes podres que não sabem esperar para ver, mas somente nele vão encontrar respostas para suas preces e anseios, é nele que precisam apenas confiar.

Mas mesmo com todo seu poder, por si só o tempo não pode tudo resolver, na verdade sozinho pode passar o tempo que for que nada vai mudar ou pior, vai piorar.

O tempo é o guia de nossas razões e submissões, mas é o que fazemos com ele que fará a verdadeira diferença em nossos corações.

Sem perdão o tempo não vai aliviar as dores que carregamos, sem perseverança o tempo não vai dar o caminho e a prosperidade que almejamos com tanta confiança, sem dedicação o tempo não vai manter e fazer permanecer o amor que tanto pede e grita nosso coração, sem paciência e fé o tempo não vai curar o corpo e alma das doenças que insistem em tirar nossa esperança.

Ele é o senhor de tudo, a resposta que buscamos para todas as perguntas que um dia carregamos, mas assim como nós, precisa de mais para ter sentido e fazer sentido, não vivemos sozinhos, nosso caminho é compartilhado do nascimento à morte e o tempo sozinho fica sujeito a todo tipo de sorte.

É o deus mais antigo, que define e sempre definiu o destino de todo ser humano, o mais amado e odiado no panteão da ilusão, o que não pode esquecer o homem é que o tempo só revela o que é cultivado no fundo de seu coração.

Dele não há como fugir, o que se planta aqui, ontem, hoje ou amanhã, vai ser colhido aqui, seja o aqui nessa vida ou em outra.

A resposta para tudo está no tempo, mas cabe a você saber o que fazer com ele para que sua vida não seja uma perda de tempo.