O LIDER E SEUS HOMENS

Francisco de Paula Melo Aguiar

É fato de que a inteligência de um líder político ou não reflete-se diretamente na escolha de seus companheiros de labuta ou de gestão em qualquer tipo de atividade pública ou privada, leiga ou religiosa.

E tudo isso advém da frase de Maquiável a respeito da liderança.

E assim sendo, um governante representa a sua equipe como de fato como ela é na prática via sua constituição por homens probos ou indigentes do tipo raposa tomando conta do galinheiro. A capacidade ou a incapacidade das pessoas que lhes servem e assim atendem ou deixam de atender o público em geral, porque em casa de ferreiro se tem espeto de pau?

Os escolhidos são o espelho quebrado ou não da gestão pública ou privada, porque a política, por exemplo, é um negócio como outro qualquer pela maioria e o bem comum por uma minoria de endereço incerto e não sabido.

E tudo isso depende as tomadas de decisões e suas abrangência e competências do líder, espelhadas tanto nas competências quanto no caráter dos colaboradores mais próximos e suas qualificações formais e informais.

Assim todo líder tem direta e indiretamente o comportamento mais ou menos "maquiavélico", por analogia as instruções provenientes do pensamento de Nicolau Maquiável, que nasceu em Florença no ano de 1469 e morreu em 1527. Além de filósofo, historiador é poeta renascentista, ele é também reconhecido como o fundador do pensamento e da ciência política moderna, tal qual como ela é, uma vez que escreveu sobre o Estado e a Política como de fato são e não como deveriam ser.

Em assim sendo, o pensamento e suas ideias, influenciam as carreiras e as próprias ações políticas de governantes de todos os tempos até os dias atuais, independente de ideologias para se manter do poder.

É importante observar sempre quem são as raposas e os filhotes de gabirú que auxiliam os líderes nos três níveis de governos e nos três níveis de poderes públicos de nosso tempo.

Os principais escritos de Maquiável: O Príncipe; A Arte da Guerra e os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Livio.

Em síntese, Maquiável, afirma que a conservação do poder político nas mãos de um bom governante, ainda que em situações com maior controle, é condição simplesmente necessária para se dar continuidade a ordem política presente.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 15/03/2024
Reeditado em 16/03/2024
Código do texto: T8020655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.