IMBATÍVEL

Francisco de Paula Melo Aguiar

Imbatível é o esgoto sanitário escorrendo a céu aberto no leito da rua Siqueira Campos, centro de Santa Rita, cuja "nascente" está presente na frente de lojas e nas imediações de banco, escritórios e consultórios médicos.

É um Deus nos acuda!

Isto mesmo, tudo isto faz os transeuntes, querendo ou não sujar seus sapatos e roupas com o "precioso" líquido, quando algum automóvel passa por cima dos dejetos, os sapicos criam "asas" e dão banho de "fezes" nos transeuntes.

E isto já faz muito tempo, meses e semanas e ninguém do poder público local não viu ainda.

E tudo é visto a olho nu, além da fedentina sentida no referido local, basta querer, ver e sentir.

E até porque o "homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera", segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), que além de psiquiatra e psicoterapeuta suíço, é fundador da psicologia analítica e que ainda nos deixou um legado influente nos campos da psiquiatria, psicologia, ciência da religião e da literatura.

Um descaso, diante da falta de cuidado da gestão pública municipal versus a "ANE", sua companhia de água e esgotos em Santa Rita/Paraíba.

Apelar para quem?

Não se tem a quem apelar, porque "o segredo de se tornar um escritor é escrever, escrever e escrever mais", no dizer da escritora, roteirista e produtora cinematográfica britânica, notória por escrever a série de livros Harry Potter, sobre tudo o que "ouve" e do que "houve", ainda que por analogia, transplantar para a gestão pública e na vida coletiva das pessoas.

Para Deus, ainda bem, porque os "donos" do poder público municipal de plantão estão acima do bem e do mal, assim como a dona "ANE", que apenas cobra com eficiência a taxa de água e do esgoto sanitário no dia do vencimento e ponto final.

E o "milagre" de esgoto sanitário estourado em Santa Rita está presente nas principais ruas da cidade e faz tempo, um exemplo disso é o banho indesejado do "lava-pés" do terminal rodoviário de Santa Rita, entre a sede do extinto Santa Cruz e a Siqueira Campos, já citada.

E não são apenas estes dois pontos "milagrosos" que a cidade tem, tem muito mais, basta conhecer os caminhos e os descaminhos da cidade, salvo os forasteiros de plantão que não sabe quem é quem?...

Ainda que por dedução, a saúde e bem-estar da população não conta na "visão" desta gestão que desconhece os problemas da cidade e de seu povo honrado e trabalhador, porém, esquecido em suas necessidades básicas e coletivas.

Enquanto isto, os dejetos continuam escorrendo, como atração do descaso para com a população que paga tudo e não tem nada.

Quem é mesmo imbatível?

O povo que faz vista grossa, cala e consente tudo ou a gestão que vê e faz de conta que não ver?

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/03/2024
Reeditado em 18/03/2024
Código do texto: T8022233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.