"CUBA LIBRE" (MAS NÃO A BEBIDA MUITO CONHECIDA DE TODOS)

Há certas indagações que já não seriam necessárias se afirmarem. Por que em pleno Século XXI, com o alto desenvolvimento tecnológico alcançado pela humanidade, ainda existem muitas situações incompletas no mundo? O desequilíbrio social é um deles.

Já passou da hora de se gerar ou criar uma equação que pusesse fim à tanta distorção existente entre as nações desse planeta. E é interessante ressaltar que apenas a uma ou duas centenas de quilômetros de distância, as que separam os Estados Unidos de Cuba, se possa concretizar tantos absurdos existentes entre essas duas nações. Mas isso não é uma situação única. Existem muitas outras delas espalhadas pelo planeta.

E neste último Domingo, 17, as mídias sociais, principalmente o Youtube, mostrou protestos daquela gente, pedindo liberdade, comida, energia elétrica, dentre outras necessidades que se fazem cumprir por lá. E essas mesmas mídias sociais estão mostrando o êxodo de milhares de cubanos que logram êxito em saírem de lá nesses últimos tempos.

Esses cubanos que fogem, usam de estratagemas parecidos. Compram passagens para viajarem como turistas, para países que não exigem visto de entrada, compram ida e volta, mas só usam as primeiras. E grande parte deles está se dirigindo à Guiana, por onde entram em nosso país, fazendo travessias perigosas pelo interior de florestas hostis, bem como atravessando rios perigosos, colocando suas próprias vidas em risco.

Nessas manobras, levam apenas o necessário para tal missão. Segundo consta, entram em nosso país com a cara e a coragem, bem como com apenas as roupas do corpo. Além de se submeterem à explorações de coiotes e outros tipos de espertalhões que se aproveitam de suas situações infelizes nessas travessias. É um verdadeiro absurdo.

E voltando ao início dessa assertiva, por que é que as grandes nações não se interessam em solucionar ou resolver essas situações? O próprio Estados Unidos, que gastam bilhões de dólares com a indústria armamentista, não usa parte dessa verba para auxiliar as dificuldades dos países sofridos?

Também já passou da hora de se permitir que ditadores malignos oprimam sua gente, tratando-as como verdadeiros animais, como no caso dos cubanos. Hoje em dia, com as exposições através das mídias sociais, consegue-se ver as verdadeiras situações que passam certos povos no mundo.

Em especial, no caso dos cubanos, os que já fugiram de lá e estão muito bem em outros países, como os que estão no Brasil, enviam vídeos mostrando essas novas situações em suas vidas. Isso, naturalmente, passa a ser mais uma tortura aos que ainda se encontram lá (em Cuba), porque fica muito clara tal situação de desequilíbrio social entre eles.

Temos que torcer para que a atual situação protestante dos cubanos evolua, a ponto de gerar profunda alteração no que ainda insiste em existir por lá. E que isso se resolva da forma mais rápida que puder, trazendo de volta à vida, um povo pra lá de massacrado por seus dirigentes.

Em tempo: para os que quiserem se interessar pelo aqui exposto, segue um link publicado por uma cubana que já vive em nosso país, que usa o canal "Chate Ipanema", mostrando as últimas manifestações em sua terra natal:

O POVO CUBANO NÃO AGUENTOU MAIS E SAIU À RUA PEDIR LIBERDADE. Cubanos desesperados.Cubano no Brasil - YouTube

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/03/2024
Código do texto: T8023119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.