PERDÃO

Às vezes discutimos ou chegamos mesmo ao ponto de brigar com as pessoas de quem gostamos, em muitas ocasiões ficando distantes de nossos entes queridos, emburrados e ressentidos, de modo que aos poucos vamos arquivando as mágoas em algum lugar triste e sombrio do nosso coração, deixando sempre para depois a reconciliação, o pedido de perdão e aquele abraço de amor e amizade normalmente trocado com carinho no cotidiano.

As dores e raivas se acumulam, envelhecem e são deixadas para o dia seguinte, semana ou mês que vem para serem resolvidas, decerto cada um dos envolvidos imaginando que num tempo qualquer desses iremos ao encontro das pessoas queridas com quem tivemos desavença e acertaremos tudo. Ledo e triste engano! O tempo passa e se vai mas a pendência fraternal foi ficando sempre para depois, e este infelizmente jamais finalmente chega.

Então, num instante repentino de qualquer momento, quando menos esperamos, algum dos contentores dá seu último suspiro e segue para a eternidade. Sem perdão, sem abraço e sem reconciliar-se, levando e deixando pendências eivadas de amargura. Sem nenhuma possibilidade de volta. Quanta angústia sente quem ficou!

Por isso, ainda que possa parecer difícil, até mesmo humilhante, embora não seja, vença a si mesmo, vista a indumentária da humildade e vá ao encontro de quem discutiu ou brigou com você. Nesse momento especial, com sinceridade, peça perdão, perdoe e abrace. Jamais durma sem replantar no próprio coração e no de familiares e amigos o amor que murchou em virtude de desentendimento e ressentimento passageiros ou não.

"A ira do homem não suscita a justiça de Deus", revela a santa mensagem divina na Bíblia. Acolhamos essa verdade abençoada porque a paz de consciência nos fará dormir melhor e despertar feliz. O alívio de reativar laços afetivos cortados por simplicidades e tolices apequenadas é impagável.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 19/03/2024
Reeditado em 19/03/2024
Código do texto: T8023209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.