Outono anormal

O outono é uma estação do ano que ocorre depois do verão e antes do inverno , no hemisfério sul começa nos dias 20 ae 21 de março, representa estação de transição entre o quente verão e o inverno frio. Paradoxalmente, seria uma época de escassas chuvas no Brasil, porém, h´´a uma previsão de quinhenos milímetros de chuvas no Rio de Janeiro e mesmo sobre toda região sudeste.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um aviso de chuvas fortes para esta quinta-feira (21) em todo estado, e alerta que a previsão é de que os temporais possam atingir o nível "muito forte" na sexta-feira (22).

A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode causar grandes transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos, informa o centro.

Para se ter uma ideia do que essa quantidade significa, é preciso comparar que cada milímetro de chuva equivale a 1(um) litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.

Foi a chegada de uma frente fria que aumentou os índices pluviométricos. O governo do Estado anunciou nesta manhã que vai dobrar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros já a partir desta quinta-feira (21), nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense.

Sublinhe-se que o governo estadual do Rio de Janeiro e o governo municipal decrearam ponto facultativo para suas repartições. Convem evitar sair durante as tempesades.

 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 22/03/2024
Código do texto: T8025102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.