A Era da Humanidade e suas origens

Nós estamos em plena era do Antropoceno (Era da Humanidade), onde a "origem da vida humana", dissertada por Charles Darwin, é apenas a introdução.

Em escala geológica estamos a vinte segundos de existência, como ser humano.

Todavia, no momento, estamos apenas fazendo uma espécie de "arrumação de casa" nestes "novos rumos de extinção em massa" da caminhada do homo sapiens. Onde a concepção de Deus tenderá a ser mais científica e menos dogmática.

Portanto, a primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 e corresponde, daí, à formação da Era Industrial. A segunda fase vai de 1950 a 2000. Sendo esta época chamada de “A Grande Aceleração”...

No momento estamos em plena Era Digital, da Máquina Inteligente (IA), da Indústria 4.0, etc.

No caso específico do Antropoceno será um período subdividido, obviamente, em três épocas: Antropogeoceno, Antropoluaceno e Antropomarteceno - grifo meu.

Sendo o Antropogeoceno a menor Idade de todas as Épocas, na Escala do Tempo Geológico. Durando, no máximo, vinte mil anos.

Quanto às outras duas – Antropoluaceno e Antropomarteceno - já dá para fazer cálculos de suas evoluções com certa precisão.

Neste contexto, a diferença do nosso planeta para outro do Sistema Solar, Marte por exemplo, é que a Terra sofreu uma inclina de 23,6 graus a 600 milhões de anos. Isto levou a uma aceleração (milhões de vezes) de adaptação longitudinal (acrescentada à latitudinal) de vida das espécies existentes à época. Com suas extinções em massa e recuperações. Principalmente entre o Cambriano e o Cretáceo. O que acontece ainda hoje. De tal monta que o "ser pensante" levou apenas 20 segundos para evoluir na escala desses tempos geológicos.

Tal que se dá ao luxo de escrever esta Crônica.

Me and my wife
Enviado por Me and my wife em 22/03/2024
Código do texto: T8025167
Classificação de conteúdo: seguro