"SAUNAS DE AULA"

Sauna, significa "banho de vapor". É de origem finlandesa. Tem tudo a ver , pois lá o frio é de matar. Pois é. Mas, alguém já se imaginou numa "Sauna de aula. ". É o que está acontecendo nesse verão em grande parte das salas de aula das cidades do estado da Bahia. O calor tá extremo. São quatro sóis para cada um baiano.

O calor tá tão ardente que até o "cão" pediu arrego.

Agora pense aí: você num espaço de 35 m2 com 40 estudantes, três ventiladores (geralmente só funciona 01). Um barulho ensurdecedor. Uma agitação que mais parece uma panela de pressão. Alunos suados e inquietos. Janelas fechadas e professores(as) com a camisa ou blusa com uma enorme mancha de suor do tamanho do mundo nas costas. É de doer. É de arder o cérebro. É desumano.

É de enlouquecer.

Como raciocinar, se o calor tá fritando os miolos?

As consequências são as piores possíveis.

- Professores e alunos adoecendo constantemente.

- Dificuldade de concentração.

- Corpos derretidos que nem manteiga de garrafa.

Não estamos aguentando mais.

Até quando iremos suportar trabalhar num lugar tão insalubre, a exemplo das "Saunas de aula" das escolas públicas do nosso Estado? Até quando? Até quando?

Se não dá para vaiar o sol ou mandar ele embora.

Cabe a nós, nos unirmos urgentemente em um só grito.........Ar condicionados já.

Walmir Almeida (Professor e Poeta)

Instagram. o_poeta_da_geografia

Walmir Almeida
Enviado por Walmir Almeida em 23/03/2024
Reeditado em 06/04/2024
Código do texto: T8026057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.