A VERDADEIRA BELEZA DAS PESSOAS

Meu casamento foi incrível. Tudo estava perfeito.

Salão, decoração, música ambiente, convidados, amigos, família. Todos me parabenizavam pela data.

Porém a maior expectativa era ver a musa da festa: minha noiva.

A cerimônia começou. Entram os pastores, eu e minha mãe, meus padrinhos, cumprimentos, floristas, aplausos, fotos, violino. E se eu estava com o coração batendo forte, quando os trompetistas iniciaram a marcha nupcial, faltou ele sair pela boca.

De repente, as luzes se voltam para a escada do salão.

Tam tam tam tam... tãrãrãran

Tam tam tam tam... tãrãrãran

A noiva surgiu. Minha noiva. A criatura angelical mais bela que já vi em toda minha vida.

Gritos, lágrimas e aplausos ecoavam do salão. Foi muito marcante recebê-la no altar.

Contudo, entre cochichos, ouvi um comentário: “Como pode alguém tão bonita escolher um homem tão... tão...”.

Silenciei-me. Disfarcei o sorriso e pus-me a pensar.

Realmente, ela era e ainda é LINDA. Mas eu? Meus dentes são apinhados, não tenho físico nem histórico de atleta. Meu penteado não assenta de lado nenhum. Minha voz não é grave e sou muito atrapalhado.

Daí fica a pergunta: o que ela viu em mim?

Não foram as minhas poucas e tímidas fotos em minhas redes sociais que a seduziram. Nem filtro eu sei usar. Tampouco frequento academia. Essas roupas coladas não me caem bem. Fico parecendo um panda de regata e shorts. Suado então? Credo!

Se já pensei em treinar, puxar ferro, começar dieta ou fazer alisamento no cabelo? Já, e não foi uma nem duas vezes. Entretanto, nunca vi minha esposa, a bela musa da festa em questão, reclamar. Aliás, tenho algumas prerrogativas que, segundo ela, me fazem “belo” aos seus olhos.

Ela ama quando faço café. Ou quando mato uma barata ou a acompanho num compromisso profissional, mesmo que seja chato para qualquer um que vá, para nós se torna um passeio. Diz que fico lindo de terno, não porque fico bonito de terno. Ela diz:

“Terno fica bem em você”. Ou seja, o mérito é exclusivamente da roupa e não meu.

Diz que acha lindo meus poemas e homenagens cômicas que faço para ela, as figurinhas que crio com nossas fotos repentinas, em que ou estamos com uma careta horrível ou só fica engraçado mesmo, como uma piada interna.

Já estamos casados há um bom tempo. Cada dia que passa ela está mais linda. E eu? Continuo precisando nascer de novo para melhorar minha estética.

Todavia acho que minha esposa viu em mim uma beleza além da estética. Algo feito com sorrisos, consolos, abraços, atenção, carinho, respeito, humildade, desculpas e datas especiais com presentes.

Acho que ela viu em mim a verdadeira beleza, que deve ser a interior, feito de alma e espírito, coração e vida, mente e ações. Tudo isso, no meu relacionamento, vale muito mais que toda plástica ou botox falso que alguém usa. O “Bom dia, meu amor” dela me soa todas as manhãs como um “acaba de acordar o homem mais lindo do mundo!”

O curioso nisso tudo... é que sempre que ela me elogia eu respondo com: “São os seus olhos”.

Acho que essa é a verdadeira beleza, cultivada nos olhos de quem ama.

(Texto autoral escrito para a aula de crônica com os alunos do 1°ano do ensino médio).

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 25/03/2024
Código do texto: T8027485
Classificação de conteúdo: seguro