Modernidade do futuro automatizado---BVIW

 

Pra mim que já sou idosa, fica cada vez mais difícil acompanhar o progresso tecnológico. Até que posso me considerar uma senhorinha avançada, pois domino - em precárias situações - o telefone celular, o notebook e tudo que uma pessoa independente precisa como: agendamentos, pagamentos, abastecimento dos bens necessários e o mais importante, locomoção. Quando pensamos que isso já é o suficiente, aparecem outras modernidades. 

 

A terceirização de portaria de prédios por exemplo, onde todo o sistema acontece de forma remota através de uma central de atendimento. Funciona da seguinte forma: monitoram toda a movimentação dos moradores, visitantes e funcionários que entram e saem da área. As imagens são gravadas e armazenadas. Além disso, também é realizado um registro de identificação individual por biometria ou outra tecnologia. Ao menor sinal de problemas, uma equipe policial se desloca para o local imediatamente. Já utilizei esse sistema quando precisei ir num prédio monitorado sem o porteiro. Era um dia chuvoso e tive a sorte de ter a colaboração do motorista do taxi, que gentilmente me ajudou com a espera necessária até ser liberada minha entrada no prédio.

Pergunto: "Onde fica a troca de contato humano exercendo o dom da gentileza?". Velhos e conhecidos gestos de amabilidade nunca deveriam ser descartados.

 

Envelhecer já é um problema de limites. Sem ajuda pessoal então, fica muito mais difícil. Pensando de modo grotesco, futuramente conviveremos com robôs e desaprenderemos a linguagem oral. Até para solicitarmos os serviços de um técnico para o conserto de um bem, temos que falar com números: disque 1, disque 2....

 

Tema: Terceirização

Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 27/03/2024
Reeditado em 27/03/2024
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