O que é Justificação, Expiação e Propiciação considerando a fé e a visão cristã? Parte #02

Qual explicação desses conceitos; Justificação, Expiação Propiciação considerando a fé e a visão cristã?

Na teologia cristã, Justificação, Expiação e Propiciação são conceitos interligados que descrevem aspectos fundamentais da obra redentora de Jesus Cristo. Aqui está uma explicação desses conceitos:

Justificação: A Justificação é o ato de Deus pelo qual Ele declara os pecadores como justos, não por causa de seus próprios méritos, mas por causa da obra de Jesus Cristo na cruz. É um ato de graça, no qual Deus perdoa nossos pecados e nos declara livres da culpa e da condenação. A justificação é recebida pela fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Expiação: A Expiação refere-se ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz para pagar o preço pelos pecados da humanidade. Ele se ofereceu como um sacrifício substitutivo, tomando sobre Si mesmo a culpa e a punição que merecíamos. Sua morte expiatória removeu a barreira do pecado que nos separava de Deus, permitindo-nos ser reconciliados com Ele.

Propiciação: A Propiciação é o ato de satisfazer a justiça de Deus e aplacar Sua ira contra o pecado. Jesus Cristo, ao derramar Seu sangue na cruz, fez propiciação pelos nossos pecados, oferecendo a Deus um sacrifício perfeito e aceitável. Sua morte reconciliou a humanidade com Deus, restaurando a comunhão perdida devido ao pecado.

Interconexão dos conceitos: A Justificação é o resultado da Expiação e Propiciação realizadas por Jesus Cristo. Por meio de Sua morte sacrificial, Ele ofereceu expiação pelos nossos pecados e fez propiciação diante de Deus, possibilitando nossa justificação pela fé. Assim, somos declarados justos diante de Deus, não por nossos próprios esforços, mas pela graça de Deus em Cristo Jesus.

Recepção pela fé: Tanto a Justificação, quanto a Expiação e a Propiciação são recebidas pela fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. É através dessa fé que somos perdoados, reconciliados com Deus e declarados justos diante dEle.

Em suma, Justificação, Expiação e Propiciação são aspectos centrais da obra redentora de Jesus Cristo, demonstrando o amor, a graça e a justiça de Deus para com a humanidade. Por meio da fé em Cristo, somos perdoados, reconciliados com Deus e declarados justos, desfrutando de uma relação restaurada e eterna com nosso Criador.

Roberto Dovanni
Enviado por Roberto Dovanni em 27/03/2024
Reeditado em 27/03/2024
Código do texto: T8029212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.