Santo doce

Conheço razoavelmente um cara esquisitoexcêntrico. É um cara, uma pessoinha, tal qual o adjetivo sugere, esquisita/excêntrica, mas não ao mesmo tempo agora. Ademais metódico, gosta de separar bem as coisas, a começar pelas meias: usa uma de cada vez, todos os dias, sem exceção. Seus ovos fritos têm invariavelmente a gema separada da clara; coleciona objetos aleatórios, tampas de garrafas, selos postais, frascos de perfumes vazios; acredita inventor de palavras ou frases próprias e as expõe sem receio algum, em conversas cotidianas, ignorando o fato de que tudo já foi dito. Ou editado.

É um cara legal e parece que inofensivo, não fosse a teoria da conspiração absurda que me inventariou ontem, ainda meio sóbrio e sorridente. Viu uma fileira de formigas escalando parede branca de um prédio público, e lhe surgiu de súbito a ideia de que as formigas estavam tramando secretamente dominar o mundo.

Particularmente, tenho-o como um cara legal, apesar de não gostar de chocolate. Penso que essa aversão do meu amigo equisitoexcêntrico é um de seus poucos defeitos. O outro é torcer para o Flamengo. Sempre achei meio estranho um cara legal torcer para o Flamengo. Mas deve ser mais um caso de exceção, ou de amor, talvez.

É a única pessoa que conheço que não gosta de chocolate. Até as galinhas do meu vizinho se amarram em chocolate. Estes dias faltou milho, meu vizinho não pensou duas vezes, substituiu o grão pelo doce, não deu outra: as galinhas gamaram! Meu vizinho só não continuou a brincadeira por causa da inflação: chocolate está sempre caro, ainda que, em relação a milho, seja de melhor engorda.

Mas meu amigo esquisitoexcêntrico não é da mesma opinião das galinhas de meu vizinho, corroborada pela da torcida do Flamengo, e do restante da população mundial. Todos nos perguntamos como pode haver pessoa que não gosta de chocolate? Onde vive? O que come? O que faz?

Como pode haver pessoa que não gosta de chocolate, ainda mais na Semana Santa? Por acaso, não sabe ele que a Semana pode ser Santa, mas os dias são terríveis?

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 29/03/2024
Reeditado em 29/03/2024
Código do texto: T8030225
Classificação de conteúdo: seguro