331 ANOS DA FUNDAÇÃO DE CURITIBA... 21h46min.

Se não nos falha a memória, “aportamos”, aqui em 1947, portanto estávamos com seis anos, portanto já passaram 76 anos. Embora catarinense, nos sentimos cidadão curitibano, apenas, nos afastamos daqui durante duas vezes, um ano morando em Florianópolis, – 1957 - e um ano na cidade do Rio de Janeiro quando fomos prestar serviço militar na Polícia do Exército, em 59/60, nossa “ausência” que não passou de dois anos...

É difícil imaginar a vida dos Curitibanos, no mês de sua fundação em 27 de março de 1693, data de sua fundação, todos os avanços tecnológicos de hoje não existiam. Afirmam os historiadores, que tudo começou no Rio Atuba, alias não muito longe de onde nós moramos, desde 1972, garimpeiros vindos de São Paulo, vieram para estas bandas, em busca do ouro, e naquele rio garimpavam, ao mesmo tempo, desde a muito a região era habitado por índios, com destaque aos Tinguis, eram amigáveis, e tratavam os forasteiros pacificamente.

Diz as tradições eles indicaram o local onde deveria ser fundado a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, - bem mais tarde denominada Curitiba. A atual Catedral de Curitiba, foi uma das primeiras construções de forma bem Rudimental a ser construída. A primeira Farmácia foi em 1857, da tradicional família emigrantes da Alemanha, Stelfeld, o prédio de dois andares ainda está de pé até hoje, conservando o relógio do Sol, o imóvel foi vendido a uma rede de farmácias, no começo dos anos 70, muitas vezes os visitamos, para oferecer produtos de nossa distribuidora, o comprador era o senhor Noel, o farmacêutico Camilo Stelfeld era o encarregado dos pagamentos. Havia uma sala que era o consultório do Dr. Gabriel Novick, clinico geral.

A modernidade foi chegando, das farmácias familiares as grandes redes, umas até de São Paulo e Porto Alegre.

Mas “voltando” aos primórdios, a pacata Curitiba, com poucas ruas centrais, tanto é verdade que quando o Imperador Dom Pedro II, veio a Curitiba, para inaugurar o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, achou que a Praça Rui Barbosa, estava um pouco “longe” do centro da cidade, isto em 1885...

Os grandes loteamentos eclodiram nos anos 40, quando a Fazenda Boquearão, resolveu lotear suas terras, que deu origem a vários bairros, Boqueirão, Vila Hauer e Vila Fani e outro que estamos deixando de mencionar.

Outro loteamento famoso, foi o do Bairro Alto, isto bem no início dos anos 60, cheguei a ter um lote lá mais acabei vendendo. Um pouco antes do loteamento havia um tradicional Colégio Madalena Sofia, o restante era um descampado tão somente, hoje com milhares de casas, com vários bancos, e um comércio diversificado. O atual Prefeito, Rafael Greca, concidentemente era prefeito quando Curitiba, fez 300 anos... 22h34min.

Curitiba, 29 de março de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

...” O tempo passa o tempo voa, mas a poupança Bamerindus continua numa boa”.

... “Lojas Hermes Macedo Do Rio Grande ao Grande Rio”.

Eles se “foram” e ficou tão somente em nossas lembranças...

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman.@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/03/2024
Reeditado em 30/03/2024
Código do texto: T8030989
Classificação de conteúdo: seguro