QUEM SABE?

Sábado, 30 de Março de 2024.

Foi por aí, em algum lugar na internet, que vi um assunto envolvendo Prêmio Nobel e o Brasil. Que talvez dessa vez nosso país alcance tal performance. Mas, é claro, isso não passa de mera exploração de alguém. Até de alguns. Porque o Brasil nunca foi premiado nisso.

É sabido que Israel, que geograficamente caberia dentro de nosso país por várias vezes, possui esse prêmio várias edições. E isto demonstra que "tamanho não é documento", como dizem por aí. E será que algum, dia no futuro, nosso país alcançará, pelo menos, o mesmo nível científico de Israel?

Por mais que não se queira criticar, mas o Brasil deixa a desejar em muitos aspectos. Talvez o profissional seja um dos principais. Mesmo sabendo que existem casos raros de excelência no Brasil. Mas em geral o país peca em muito pela qualidade nesse âmbito.

É engraçado até registrar que o Brasil já perdeu a hegemonia no futebol mundial. Agora até anda importando técnico estrangeiro para treinar nossas melhores equipes. E tem escolhido diversos técnicos portugueses que, sem menosprezá-los, não possuem a mesma qualidade que muitos técnicos nacionais, O máximo que conseguiriam, seriam equiparar-se a eles. Portugal nem se equipara aos países mais destacados nesse mister, no mundo.

Também é necessário dizer que a área pública brasileira apresenta muita deficiência. Em vários e muitos aspectos. Cite-se a performance no que tange à digitalização. Os serviços nessa área são altamente deficientes, se comparados ao resto do mundo. Principalmente aos países de primeira linha. As tarefas levam muitos dias e horas, diferente do que acontece lá fora.

Mas quem manda possuir um território continental? E repleto de praias ao correr de todo o seu litoral? Mas também pode-se citar os muitos feriados e feriadões que nos servem. Some-se à cerveja, ao futebol e o carnaval. Talvez isso tudo explique as nossas deficiências técnicas e profissionais. Quem sabe?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 30/03/2024
Código do texto: T8031109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.