O PAU-BRASIL AQUI DE CASA

A árvore Pau-Brasil com nome científico Caesalpinia echinata, é nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica.

Para os leigos de plantão, vai aqui singela explicação do que esta icônica madeira representava para coroa portuguesa. Foi a primeira madeira de lei no Brasil, numa tentativa lusitana de impedir seu contrabando por navios europeus na extensa costa do país durante o período colonial. O termo “madeira de lei” definia madeiras que exigiam permissão por Lei para seu corte.

Por seu aspecto duro e resistente foi largamente utilizado na fabricação de móveis, violinos, construção civil e naval. Sua coloração avermelhada acabou gerando alto valor de mercado na Europa.

O Pau-Brasil que envolve de verde a frente da minha casa, e atinge prováveis dez metros de altura se encontra aqui há exatos 67 anos, momento que esse logradouro ainda podia ser considerado um mero loteamento desocupado.

Ao longo desse período, daqui de cima, esta espécie carregada de brasilidade assistiu a ocupação de boa parte das encostas do bairro das Laranjeiras e a verticalização de sua principal e homônima artéria.

Hoje, situada entre duas espécimes frutíferas, o dendezeiro e a goiabeira, serve apenas de passagem para a fauna que se alimenta no local. Macacos prego, incontáveis e barulhentas maritacas, tucanos e gaviões, todos com mordida poderosa se dão ao prazer de degustar tanto rubros coquinhos, quanto saborosas goiabas do tipo vermelha. Já uma infinidade de pássaros de menor porte, que vai do caga-sebo ao tiê sangue, se deliciam exclusivamente com goiabas.

Na cerca viva, que extrapola os limites do muro, e derrama sua sombra pela calçada abaixo, uma série de hibiscos colibri, como o próprio nome já indica, fazem a festa dos beija-flores locais, que com a costumaz elegância de vôo e seus compridos e curvos bicos se fartam do líquido de suas vermelhas flores, enquanto desajeitados caga-sebos fazem das tripas coração, para se agarrarem às folhas, e assim aos trancos e barrancos também partilhar o mesmo alimento dos colibris.

No quesito tronco, ele descama como uma jaqueira, cheguei a usar estas lascas de madeira em pequenos vasos para que orquídeas apoiassem ali suas raízes aéreas. Todo cuidado é pouco na hora de manusear seus galhos, pois espinhos pequenos e resistentes abundam.

O mais difícil mesmo é lidar com suas folhinhas, patriotas assumidas, em seus um ou dois centímetros de comprimento, variam suas tonalidades entre um verde fulgurante que se transforma num discreto amarelo. De tão pequena e leve, essas folhinhas não necessariamente caem, muitas vezes qualquer golpe de ar as arremessa para dentro das janelas aqui de casa. Elas estão presentes em praticamente todos os cômodos da casa.

Me dá paz conviver com essa multifacetada flora e fauna disponibilizada diretamente da varanda, ou enquadrada pelas janelas do quarto de dormir e acordar ao sol nascente com essa organizada sinfonia, que se desfruta no amanhecer aqui no alto das Laranjeiras.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 03/04/2024
Código do texto: T8033728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.