JUDAS

JUDAS

     Por tradição, neste sábado de aleluia, é dia de malhar Judas. O apóstolo que traiu e vendeu Cristo é lembrado de maneira desairosa, um boneco com seu nome  é colocado num poste e "malhado".

     Nesse dia, tem-se por hábito, também, colocar no lugar de Judas, figuras públicas ou políticas, que, ao ver do povo, imitam Judas em suas atitudes.

     Não cabe, aqui, apontar os Judas de nossos dias, que traem e vendem o povo por interesses econômicos. Afinal, de uma certa forma, todos temos um pouco de Judas, quando traimos nossos princípios cristãos para nos deleitarmos com os prazeres humanos.

     O maior erro de Judas não foi o de trair o Mestre. Foi o de não se arrepender, como Pedro, que o negou por três vezes, e acreditar no seu perdão.

     Hoje, vi um Judas no poste, em frente à minha casa, com o nome de um político. Até concordei com a indicação ao Oscar de Traição. No entanto, lembrei-me do desafio de Jesus : Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra. Fui, então, saindo de fininho, pois aquele Judas podia, com certeza, ser eu.

     Diariamente imitamos Judas, como Pedro o fez. O importante, no entanto, é se arrepender como Pedro, chorar como Pedro e mudar de vida,  como Pedro, que  seguiu a Cristo, na morte de Cruz.

     Ressuscitado, Cristo diz a Madalena: Vai e dize aos apóstolos e a Pedro, que os precederei na Galileia. Cita Pedro, deixando claro que perdoou sua traição e o confirma à frente de sua Igreja. Quanto mais, a nós, que, via de regra, "não sabemos o que Estamos fazendo".

     Cristo está no Sepulcro. Nas primeiras horas de domingo irá Ressuscitar e marcará um encontro com todos os Judas arrependidos. E sua voz ecoará em nossos ouvidos:

"- Vai e dize a João, Maria, Roberto, Luana e a todos meus seguidores que os precederei na sua vida, nas suas casas e em toda parte, porque com meu sangue os resgatei e eles são meus e Eu sou deles.

Amém ! Aleluia!

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 03/04/2024
Código do texto: T8033929
Classificação de conteúdo: seguro