COISAS DE ABRIL

COISAS DE ABRIL

Sento-me ao redor da mesa, despertado para um novo dia. A vidraça insinua-me o mundo lá fora.

[ Eu viajo ]

Então...Aquelas mesmas casas, a mesma estrada, a mesma timidez amarelada de sempre vivas pelos barrancos.

Gavião choroso ponteando um céu borrado de neblina.

[ O guinchado me parece triste, tem algo de dolorido... ]

Janelas acanhadas, chaminés fumarentos, gatos ressacados enovelando-se pelas varandas...

Laranjas temporãs, rosas impertinentes cruzando cercas de ripas, varais abanando roupas - molhadas ainda - caquizeiros despidos albergando revoadas .

Pinhões de São José bordando paralelas de chão batido , carroções de feno conduzindo elegâncias matutas em trajes de linho...

Ares delatando alguns cheiros de domingo pelas aldeias.

[ Frango e macarronada ]

Manjericão ungindo cozinhas, vazando janelas envidraçadas, fuxicando aconchegos que beiram fogões.

Espera-se alguém para o almoço.

Idealizam-se abraços nas porteiras de entrada.

Arrulham pombos entre lambrequins , latem cães vadios no entorno de paióis, e quaresmeiras floridas guardam recados lilases do clima de Páscoa.

Reina na paz encolhida ao friozinho da manhã, a expectativa de um dia raiado de ternura .

Doce de abóbora valseia no pão besuntado à manteiga e a mesa é um altar sagrado pleno de oferendas.

Em divagações sou um cigano armando barracas pelas coxilhas do tempo.

Vapores diáfanos elevam-se da xícara de café e do outro lado da vidraça balança nervosa a roseira preparando flor.

Feito passageiro no trem do pensamento, perco-me nas paisagens ilusórias , nas veredas por onde o frio do vento obrigam-me a buscar no armário a velha e surrada jaqueta que guarda ainda odores de outonos já vividos.

Além da vidraça o gavião solitário continua pendente sob um céu pastoso, guinchando dolorido sobre o tapete de sempre vivas.

Na casa vizinha uma janela abre-se para o infinito e a senhora de cabelos alvos,aspira o doce silêncio de beira de estrada.

Ao redor da mesa, entre um gole e outro de café, rendo-me aos encantos da manhã, junto-me à senhora de cabelos alvos e o silêncio de beira de estrada, entra-me pelas narinas.

Só então me dou conta de que tudo não passa...

Destas coisas de abril.

Joel Gomes Teixeira

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 03/04/2024
Código do texto: T8034105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.