INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Altamente badalada nos últimos tempos, a inteligência artificial nada mais é do que um programa de computador que utiliza algoritmos para “tomar decisões” sem precisar que o preguiçoso ser humano tenha que mexer um dedo sequer.

A sua popularidade é tal que o nome já está abreviado para IA.

Ela é apenas a inteligência do programador sendo repetida e espalhada entre usuários com velocidade próxima à da luz.

Muito útil para direcionar produtos que “precisam” ser adquiridos, filmes que “devem” ser assistidos ou “certezas” que devem ser de uso geral para o bem-estar da humanidade, com muito amor, claro.

É bastante que você veja dois programas com o mesmo conteúdo e receberá enxurrada de indicações do mesmo estilo ou pesquisar determinado produto que também receberá as mais irresistíveis chances para adquirir com descontos imperdíveis.

Os mais antigos devem lembrar das propagandas de “produtos maravilhosos” que se faziam pela TV com distribuição de brindes e descontos se você ligasse agora mesmo para 0111406, para receber o prêmio especial e mais outro, e mais outro, e mais outro se você fosse um dos 50 primeiros a ligar.

Pois bem, era o embrião das IAs, dos direcionamentos, como na pesca com tarrafa, faz-se o arremesso e o que vier é peixe...

A robótica é irreversível, extremamente útil, capaz de executar tarefas em ambientes insalubres ou eliminar desafetos com precisão cirúrgica através de drones ou teleguiados.

Pode fazer prospecção e análises de elementos ou condições meteorológicas nos planetas nossos vizinhos, nas fossas submarinas ou realizar intervenções cirúrgicas em pacientes que se encontram há milhares de quilômetros do médico.

Pode guiar máquinas agrícolas ou aviões, executar com extrema perfeição tarefas complexas ou simples como confeccionar em poucos minutos intrincados tapetes como o que Penélope levou mais de 10 anos para tecer.

Diante de tudo isso, os arautos do fim dos tempos não podiam perder a oportunidade de difundir a ideia de que haverá a revolução das máquinas.

"- O homem será escravizado por esses artefatos anti-humanos que em breves dias dominarão a Terra. Oh! Dor, oh! Céus. Nosso fim está próximo..."

Quando isso acontecer, basta cortar o fio da bateria ou retirar um dos transístores e tudo voltará a ser como d’antes no quartel de Abrantes...

CITAÇÃO

Penélope = esposa de Ulisses, rei de Ítaca. Poema Odisseia de Homero.

Tarrafa = rede de pesca circular