Entre Sem Bater - O Primeiro Passo

Diderot disse:

"... o ceticismo é o primeiro passo em direção à verdade ..."(1)

Denis Diderot foi um estudiosos em várias áreas do conhecimento. Desse modo, conseguiu entrelaçar diversos assuntos, mantendo-os distantes ou próximos. Podemos dizer, em outras palavras, que o cara era uma enciclopédia(*) que não misturava editorias. Por isso, afirmamos que o primeiro passo, como conceituou Diderot, define os caminhos que escolhemos.

O PRIMEIRO PASSO

Inquestionavelmente, frases e pensamentos podem ser confusos, ou elucidar, falaciosamente, muitos conceitos e caminhos. Cada frase ou pensamento exige reflexão e contextualização e certamente, pode ser efeito do primeiro passo de uma caminhada.

A multiplicidade de visões de uma caminhada e seus desafios, em tempos de redes sociais, podem nos levar a desvios perigosos. Assim sendo, a frase de Diderot faz sentido e reforça a necessidade de praticarmos o ceticismo(1) sempre.

CETICISMO E REDES SOCIAIS

Uma das traduções do pensamento de Diderot sobre o ceticismo ser o primeiro passo para avançarmos faz todo o sentido.

"... Uma coisa não é provada só porque ninguém a questionou. O que nunca foi abordado de forma imparcial nunca foi

abordado adequadamente. Portanto, o ceticismo é o primeiro passo em direção à verdade. Deve ser aplicado de forma

geral, porque é fundamental".

in "The Anchor Book of French Quotations with English Translations" (1963)

Desse modo, vivemos tempos em que as pessoas empurram dogmas e crenças de forma parcial e não aceitam questionamentos. Por outro lado, ao empurrarem meias-verdades, promovem a destruição da verdade(2), sem oportunidades de revisão. O primeiro passo para a nossa sociedade reverter esta situação é a prática do ceticismo.

Enfim, na era digital e das redes sociais, a disseminação de informações e opiniões atingiu um nível sem precedentes. No entanto, essa explosão de narrativas fez surgir barreiras para o ceticismo, a crítica e o debate. Estas atitudes, certamente pilares fundamentais para o avanço do conhecimento, sofrem ataques constantes.

Embora seja verdade que os céticos perderam espaço na cena online para as bolhas que reforçam crenças e isolam vozes discordantes. Por isso, é crucial reconhecer que a prática do ceticismo, da crítica e do debate deveria ser vital na sociedade contemporânea.

OS CÉTICOS

O primeiro passo para iniciarmos qualquer possibilidade de avançar no conhecimento é através do debate, de ideias.

O ceticismo, longe de ser uma postura de negação sistemática, é uma abordagem positiva de avanço do conhecimento. Assim sendo, o cético promove a investigação crítica e a avaliação racional das informações e perspectivas diferentes.

Em um ambiente de alta saturação de conteúdos sem verificação, questionar qualquer coisa virou um crime. Nestes ambientes online, sem dúvida, as notícias falsas e a desinformação proliferam sem controle. Desta forma, a capacidade de questionar, analisar e verificar fontes é mais importante do que nunca.

Os céticos desempenham um papel crucial ao desafiar narrativas simplistas, investigar a veracidade das alegações e promover uma cultura de pensamento crítico.

CRÍTICA CONSTRUTIVA

Na ideia de que frases, pensamentos e até mesmo expressões podem ser confusas, temos a ideia da crítica construtiva. É provável que este termo seja o mais ameaçador para as pessoas, quem faz sempre vê como construtivo. Por outro lado, quem recebe a crítica nunca admite construir algo a partir de qualquer observação contraditória. Certamente, esta é uma generalização que se faz pois acontece na quase totalidade dos casos. Em função disso, o primeiro passo para avançarmos é admitir que toda a crítica é construtiva.

Com toda a certeza, a crítica construtiva é essencial para o progresso intelectual, cognitivo e social dos seres humanos. Ao questionar pressupostos, apontar inconsistências e propor alternativas, os críticos desempenham o papel de cientistas. A proposta de qualquer cientista, fundamental na evolução do pensamento e na promoção da inovação, é ser cético.

Nas redes sociais, onde a polarização e a simplificação predominam, a crítica com fundamentação deveria servir como um contraponto. Entretanto, os manipuladores de bolhas preferem crucificar a crítica, ao invés de incentivar a reflexão e aprofundar as discussões.

DIÁLOGO E DEMOCRACIA

As polarizações, narrativas dogmáticas, bolhas de desinformação são, inquestionavelmente, o primeiro passo para a ignorância. Desse modo, o debate saudável é uma das pedras angulares da democracia e do avanço do conhecimento. Ao expor diferentes perspectivas, confrontar ideias e buscar consenso, cresce a compreensão e civilidade. Desde que as bolhas de opinião restrinjam a diversidade de pontos de vista, devemos sempre incentivar o confronto de argumentos.

Inegavelmente, as redes sociais apresentam desafios e óbices para o ceticismo, a crítica e o debate. A tendência nas bolhas e grupos, onde impera a confirmação de crenças, é criar um ambiente hostil à dissidência e à reflexão.

Assim sendo, diante destes desafios, é preciso ter táticas e estratégias para avançar no ceticismo, na crítica e no debate. Incentivar a diversidade de fontes de informação e o respeito às divergências são um primeiro passo. Além disso, é importante educar as pessoas sobre as armadilhas da desinformação e a propagação de fake news e golpes.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

Para promover o ceticismo e a crítica em um mundo dominado pelas redes sociais, é essencial adotar estratégias específicas. Estas ações devem incentivar o pensamento crítico e a análise das informações e opiniões online. Com base nos conteúdos e narrativas devemos, outrossim:

Educar para a Competência Crítica: A importância do pensamento crítico e da prática do questionamento é uma resistência à desinformação e manipulação. A promoção da educação digital visa capacitar as pessoas a questionar fontes, verificar informações e resistir a narrativas falaciosas.

Diálogo e Debate Construtivo: Estudiosos, como em análises sobre a "Escola de Frankfurt" destacam a crítica à racionalidade instrumental e o desencantamento do mundo. Nesse contexto, sair do automatismo ante as tecnologias e as redes sociais é uma forma de fomentar o ceticismo e a reflexão crítica.

Combater a Manipulação e Desinformação: A crítica de setores à esquerda da sociedade destaca a alienação que as contradições do sistema capitalista produz. Conscientizar as pessoas sobre as estratégias de manipulação presentes nas redes sociais é o primeiro passo. Embora os interesses por trás destas ações sejam inebriantes, fortalecer a postura da crítica é essencial.

Abordagem Educacional Inclusiva: A grande discussão da educação é se ela posta-se como inclusiva ou excludente. A competência crítica da informação exige que o primeiro passo seja não-excludente. Inspirar-se, por exemplo, nos princípios de pedagogia de Paulo Freire é um grande obstáculo diante da polarização vigente. Valorizar a práxis das pessoas, é uma estratégia eficaz para estimular o ceticismo e a crítica nas interações online.

A VERDADE

Em um mundo de hiperconexões, o ceticismo, a crítica e o debate são a única possibilidade de se chegar perto da verdade(3). Destarte, é difícil, mas possível, superar as bolhas incentivando a diversidade de perspectivas e respeitando o contraditório. Assim sendo, avançar na capacidade de questionar, analisar e compreender o mundo que nos cerca é o objetivo.

Em suma, em um ambiente digital sem controle, é preciso investir na educação digital para a competência crítica em informação. Desta forma, será possível desconstruir a manipulação e desinformação e combater a ignorância digital de influenciadores digitais.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  A obra de Diderot (Enciclopédia) foi uma contribuição excepcional do Iluminismo para a evolução da humanidade.

(1) "Entre Sem Bater - Denis Diderot - O Primeiro Passo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/04/entre-sem-bater-denis-diderot-o-primeiro-passo/

(2) "Entre Sem Bater - James Russell Lowell - Ceticismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/06/10/entre-sem-bater-james-russell-lowell-ceticismo/

(3) "Entre Sem Bater - Bill Clinton - Destruição da Verdade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/13/entre-sem-bater-bill-clinton-a-destruicao-da-verdade/

(4) "Entre Sem Bater - Bertolt Brecht - A Verdade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/06/entre-sem-bater-bertolt-brecht-a-verdade/