UM TELEFONEMA A UM MESTRE

No decorrer de minha caminhada eu tive o prazer de ter Mestres-da Escola primaria à universidade ,não concluída- que me ensinaram cultura e, Mestres na Vida profissional, que me ensinaram condutas.

Já falei dos mestres da Escola que foram minhas referências e me ensinaram, muito, no Patronato, no colégio do Padre, no Plácido de Castro, No Visconde de Mauá, na Puc e na Unisc.

Na minha Vida Profissional, - tive Mestres que me orientaram e me ensinaram princípios relevantes, em todos os locais onde trabalhei- nos depósitos de areia para carregar vagões, na estação ferroviária de Rosário do Sul, na lenharia do seu Ataídes Aquino, no Banco da Provincia, no Banco da Amazônia e na velha CRT- aquela que o Brito Vendeu.

Um dos mestres que vou falar, hoje, era meu vizinho em Rosário do Sul, em um Beco da Rua Coronel Sabino de Araujo e, quando comecei a trabalhar no Banco da Provincia me dava carona, de ida e volta em um velho carro o qual, às vezes, apagava e tínhamos que empurrar até ele começar funcionar, roncando o motor.

Este Mestre chama-se RUI SOARES BERRIEL, e neste ano de 2024, fará 95 anos.

Ele, já aposentado, há muitos anos era escriturário do Banco da Provincia e cuidava da Carteira de Títulos Descontados e tinha responsabilidade, enorme, de manter seguros, intactos e invioláveis todos os créditos da Agência, representado por duplicatas negociadas por comerciantes da Praça.

Eu era continuo interno contratado -cujas funções era encerar o piso do banco, limpar os banheiros e fazer cafezinho- e, nas nossas idas e voltas do Banco que ficava na esquina da Voluntários da Pátria com a Marechal Floriano- Centro da Cidade- ele me orientava sobre a responsabilidade de ser bancário, em qualquer função.

Parece que o vejo, hoje, me dizendo: Um bancário tem que ser um cidadão de alta responsabilidade, honesto, sério, honrado, comedido em palavras e que quando está presente, em qualquer local, inspira respeito, mas, acima de tudo confiança.

Hoje tu és um contínuo, mas, em breve, serás um escriturário e poderás testar o que estou te dizendo.

Fiquei, no Banco da Provincia até 1970, e virei continuo efetivo e, depois escriturário e, ao conviver com meus colegas, constatei que o seus comportamentos correspondiam, exatamente, a definição do meu amigo Rui.

Para segui-lo, nos seus exemplos e, porque achava correto, me comportei como eles, durante a minha estada ali.

Saí do Provincia em novembro de 1970 e entrei no Banco da Amazonia- em Porto Alegre, no dia 26 do mesmo mês. Aposentei-me aos 48 anos, em 1994 e nesse período exerci diversos cargos e, o Banco, em 1986 me proporcionou a honra de participar de um Curso sobre Mercado de Capitais, na FGV no Rio de Janeiro, que contribuiu para qualificar a minha profissão.

Em 1995, já aposentado, participei de um concurso publico para CRT e fui aprovado e lá fiquei por 12 anos, quando pedi demissão e vim morar em Capão Novo.

Fiz este breve histórico para dizer que, enquanto no BASA e na CRT observei, sempre, os conselhos do Mestre Rui Berriel e procurei me manter um profissional e um cidadão de responsabilidade, honesto, sério, honrado, comedido em palavras e que, quando estive presente, em qualquer local, tive a certeza de que inspirei respeito, mas, acima de tudo confiança.

Pois, semana passando, falando com um rosariense – Fernando Cesar Prates Teixeira, filho do Irai Acosta Teixeira, outro dos mestres que tive no Banco da Provincia descobri o telefone do Rui Berriel , e lhe liguei.

Ele atendeu o telefone e disse: Boa tarde . É o Tunico que está falando? Com vóz embargada e lágrimas nos olhos disse-lhe que sim e mantivemos um fraterno diálogo que durou pouco porque as emoções, os sentimentos de gratidão, a saudade daqueles tempos do inicio da minha vida me impediam de falar.

Mas me fez muito bem, extremamente bem, saber que aos 94 anos, quase 95 ele está bem de saúde, está lucido, consciente, mas, me fez um bem enorme o fato de ele ter-se lembrado da voz do Tunico, guri que fui e para o qual dos 16 aos 23 anos ele deu carona e ensinou lições de vida que me acompanharam e que me acompanharão, para sempre.

Grande abraço Mestre Rui Berriel Soares! Obrigado pelos conselhos que me deu, e até a próxima ligação que lhe prometo será, em breve.

( Recanto da Ana e do Erner 06.04.24- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 06/04/2024
Código do texto: T8036224
Classificação de conteúdo: seguro