Você também é analfabeto

Precisamos de ajuda para ver, e não me refiro apenas aos óculos.

Você vê uma estrela no céu, mas sabe qual é? Tem uma árvore na frente da sua casa, mas de qual espécie? Nessa árvore tem um pássaro cantando, mas que tipo de pássaro canta desse jeito? Um inseto voa ao redor dessa árvore, mas como ele se chama? Ao olhar para cima, você tropeça em uma pedra: e que pedra é essa?

Você não sabe. Você vê todas essas coisas, mas não as entende. Para você, são simplesmente "estrela", "árvore", "pássaro", "inseto", "pedra", assim como para o analfabeto todo livro é apenas "livro". E não seria esse desconhecimento um analfabetismo também?

O pior é que não queremos aprender a ler. Estamos satisfeitos com a maior de todas as alienações: a de ignorar o Universo e a maneira de interagir com sua forças e belezas mais evidentes. Ao Universo e à Natureza, preferimos a ambição pessoal e a paixão política.

Venho tentando aprender a ler. São os aplicativos que me ensinam. Com o Stellarium, por exemplo, consigo apontar para uma estrela e dizer qual é. Só isso, é claro, não basta: quando identifico uma nova estrela, pesquiso sobre ela e deixo-a próxima do meu cotidiano.

Com o Picture This, posso apontar para qualquer coisa verde por aí (plantas, árvores, mato) e ele me diz o que é. Ando embevecido com as coisas que tenho aqui perto de casa e não sabia. A cada dia identifico uma nova planta no meu caminho. Ela já não me é uma estranha, já a trouxe à minha consciência - já não estou alienado.

Há outros aplicativos para identificar pássaros, insetos, pedras... É verdade que boa parte deles tem um período gratuito de teste e então começam a cobrar (e digamos que não é muito barato). É o preço a pagar por quem não aprendeu por si só, por quem cresceu na cidade e achou que não tinha mais nada a ver com a natureza.

Se a pessoa acredita em Deus, como explicar que não dedique um tempo considerável da sua vida a entender profundamente a sua criação no Universo e na Natureza? Se a pessoa não acredita em Deus, como não ter o mesmo maravilhamento diante de tudo o que sucessivos eventos cósmicos nos trouxeram para apreciação?

A única postura digna nesta vida é a do eterno encanto pelo que existe e que poderia muito bem não existir. Já que existe, já que nós todos existimos e compartilhamos do mesmo mistério, por que não buscar uma comunhão íntima com tudo o que nos cerca?

Já dizia certo mártir: se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Eduquemos nossa vista. Aprendamos a ler.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 08/04/2024
Código do texto: T8037598
Classificação de conteúdo: seguro