A simpatia do salafrário

O embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes despertou a "campanha de cancelamento do Sleeping Giants Brasil", um grupo que se acostumou a atormentar empresas que patrocinam a disseminação do que considera fake news.

O modus operandi é pressionar nas redes para que anunciantes cancelem suas publicidades em sites ou plataformas que não agradam ao grupo.

Desta vez, o Sleeping Giants iniciou uma campanha para “desmonetizar o X”.

A postagem segue com pressão a empresas públicas que anunciam na rede social, dentre elas o Banco do Brasil, a Caixa e a Petrobras.

Apesar de tentar se apresentar como uma entidade imparcial no combate às fake news, o Sleeping Giants, na prática, se alinha ao governo Lula e defende seus aliados.

Recentemente, em dezembro, o grupo se calou quando o perfil de fofocas Choquei espalhou uma fake news que resultou no suicídio de uma jovem de 22 anos. Mas continuou ativa através de ditos empreendedores de reverberações estridentes como o balanço de seus quadris. Esses sim, são caso de policia. A pernosticidade deles é tal que não abramos a guarda se eles não fizerem parte dessas "equipes" que atraem homens solitários para encontros fatais. Ou, devido a pujança que manipulam a internet, darem golpes bancários, especialmente em idosos. São os verdadeiros simpáticos salafrários.

A Choquei voltou nesta segunda também.

Um mês depois de ficar de fora dos indiciamentos pela morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, o perfil de fofoca que foi instrumentalizado a favor de Lula parece ter recobrado a confiança para fazer aquilo pelo que de pior se notabilizou: espalhar intrigas e desinformação. E aqui, abaixo, temos o achincalhamento da honestidade e o enaltecimento do que há de mais podre quando o individuo deliberadamente esquece a virtude e sai a busca das trinta moedas.

O perfil, que se apresenta como “A sua fonte de notícias mais rápida” e tinha prometido se comportar enquanto era investigado por envolvimento no suicídio da moça, publicou no domingo, 7, e apagou horas depois, a seguinte mensagem:

- “ATENÇÃO: Por meio de cooperação entre a Polícia Federal e o FBI, as autoridades dos EUA podem cumprir mandados de busca e apreensão nas residências do investigado Elon Musk, dono do Twitter (X). Ordem pode partir a qualquer momento pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF”.

- Um outro post crítico a Musk, que exibe foto de Musk sem camisa e ainda não foi apagado (foto), diz: “ATENÇÃO: No começo deste ano, Elon Musk, dono do Twitter (X), estava aumentando a preocupação dos executivos das empresas das quais é dono, por suposto uso de drogas ilícitas, como LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos psicodélicos. A informação foi publicada em janeiro pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, que ouviu pessoas próximas ao homem mais rico do mundo”.

Existe ainda alguma dúvida de que a Choquei e o Sleeping Giants não estejam infiltrando células em todos os meios, de vias midiáticas a redes sociais?

Em tempo; o controle de mídias ainda é uma incógnita. Elon só está agravando o fortalecimento de espúrios como a Choquei e o Sleeping Giants. É melhor mesmo que sai do Brasil. Mas haver censuráveis e incensuráveis, não. Aí temos que ir pra batalha baixando o látego com força, sem ternura.