CRÔNICAS - ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA...?!

CRÔNICAS - ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA...?!

Há momentos na vida que nos arrependemos do que fazemos quando jovens, e jamais não esquecemos do fato em que causamos algumas decepções involuntárias, devido a carta que não chegou a tempo e hora..

Assim a amiga que mal conhecia, mas devido a minha intenção de namorar a irmã mais nova dessa garota, comecei a encaminhar cartas a Mayumi que conheci quando veio visitar com o seu pai a nossa casa, pois era um dos técnicos vindos do Japão a trabalho nas empresas brasileiras...

E depois de 5 anos já estabelecido com a sua empresa e família toda estudando o português e falando e escrevendo muito bem, continuamos a nossa amizade por carta, mas claro que ela escrevia como Mayumi, mas era a irmã mais velha que já era de maior, e os japoneses costumam casar as filhas mais velhas e jamais as mais novas primeiro...

Assim os pais não proibiram de que ela continuasse escrevendo cartas, mas exigiram que ela falasse a verdade que não era a Mayumi que esteve na minha casa, mas a Yoshimi que era dois anos mais velha que ela e assim na época ela já tinha 18 anos completos...

Num casamento em que um dos amigos comuns se casou, sentamos na mesma mesa mas daquelas improvisadas de tábuas sobre cavaletes e nossas famílias no meio e a Yoshimi no canto oposto ao meu ou seja ambos estávamos nas extremidades da mesa e foi assim que nos conhecemos a distância...

Foi algo de simpatia a primeira vista e ela muito linda e sorridente me achou também simpático e nem esperava que eu fosse parecido com o ator japonês que ela amava e curtia daquela época dos anos 60 ou seja um tal de Takashi Hideki, realmente eu mesmo não me achava tão parecido a ele, mas elogio a gente agradece e afinal ela também se parecia a uma atriz que também eu adorava assistir seus filmes ... e talvez que é fã dos filmes dos anos 60 a 70 com Assaoka Yuriko, vai se lembrar da beleza dessa japonesa, que quando veio ao Brasil e se apresentou no cine onde ela protagoniza a artista principal e assim veio ao Brasil e deram a chance de alguém que quisesse subir ao palco para cumprimentá-la ... eu já na época bastante saliente, pois já fora duas vezes ao Programa do Chacrinha na TV Excelsior - Canal 9 de São Paulo, onde a minha irmã Ana Maria era a Ritinha do 9... pois ela ganhou o concurso da menina de 3 anos mais parecida com o casal de crianças que eram o logotipo do Canal...

Dai subi ao palco e em vez dos cumprimentos japoneses a distância e abaixar a cabeça a distância somos de fazer a menção de respeito a quem homenageamos... e assim nos cumprimentamos, mas eu sou bem brasileiro nesse sentido que abracei a atriz que era mais baixa do que eu ... e dei um beijo de boas vindas ... e o locutor me chamou a atenção de que nós japoneses não devemos ser tão ousados...

Simplesmente disse a ele que apesar de ser sansei, ou neto de japoneses, já estou mais brasileiro que nós brasileiros, e ela não achou tão ruim e até sorriu pela minha ousadia!!!

Mas com tal Yoshimi nem pude chegar perto, pois os pais a mantiveram escoltada o tempo todo que nem eu e nem ela pudemos trocar ideias quanto ao nosso namoro programado pelos nossos pais como nós japoneses chamamos de miai... que temos a chance de conhecer realmente só no dia dos meus pais pediram a mão dela em casamento aos pais dela... e isso já é tradição das famílias japonesas...

Enfim não foi dessa vez, mas continuamos a escrever cartas, e uma das últimas que eu li... ainda quando tinha a minha loja na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1564 - na Galeria Brigadeiro, onde a loja 4 era a minha loja fotográfica e as cartas delas chegavam nesse endereço... mas como tinha que estudar o dia todo e trabalhar a noite, não valia a pena pois a galeria fechava normalmente às 20 horas e não como hoje que tais shopping ficam até abertas 24 horas...

Dai as demais cartas vieram e ficaram com o zelador da Galeria e algumas jogadas por baixo da porta da loja já fechada há algum tempo...

E no dia que ela veio me visitar em São Paulo em que ela enviou as informações eu não recebi tal carta e ela ficou a minha espera das 12 horas até as 18 horas na estação Rodoviária que ficava nos Campos Elíseos junto à Estação Ferroviária Júlio Prestes, e assim desencontramos pois nesse dia estava eu em São José dos Campos numa visita a minha noiva contratada por meus pais que queriam que eu me casasse com outra nissei Missano Madalena Matsumoto, um ano mais velha do que eu... e na época eu já tinha os meus 20 anos e ela 21 e segundo os pais dela estava pronta para se casar...

Imagine eu numa sinuca de bico, com uma noiva japonesa e outra que gostaria de se casar comigo, mas que os pais achavam ainda muito cedo, afinal ainda tinha feito apenas 18 anos... e que os meus pais teriam que pedi-la em casamento e não eu!!!

Mas continuei escrevendo a alguém que em janeiro falecerá e estranharam de eu continuar escrevendo a essa menina que ficou um tanto decepcionada de eu não ter estado na rodoviária para mostrar São Paulo a ela enquanto eu estava visitando nessa data a noiva em São José dos Campos...

Imagine que os pais vieram nos visitar achando que eu estava maluco de estar escrevendo a alguém que já morreu e já tinha passado mais de 30 dias, e a irmã mais nova a Mayumi até mandou o telegrama para o endereço da loja, e quando fui saber onde estavam tais cartas e telegrama estavam lá na loja fechada e com o zelador sem serem abertas esperando que eu fosse retirá-las...

Fomos até Indaiatuba para visitar o túmulo dela, e vi a foto dela e a Mayumi pediu para que em homenagem a ela eu escrevesse um soneto que ela adorava ler as cartas e as minhas poesias... mas tentei escrever tal soneto de despedida... e no primeiro verso do primeiro terceto não consegui continuar... e assim ficou a minha homenagem a ela ali no túmulo ... minhas lágrimas mancharam tal papel escrito com sentimento de uma perda que jamais poderia esquecer... seu nome Yoshimi Hirano!!!

Nota do autor:- Não se zanguem por algo tão longo e tão triste... mas ao ouvir hoje no programa do Mion o Caetano Veloso cantando SOZINHO... e o estribilho ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA??? NÃO É FÁCIL NÃO SENTIR SAUDADES DOS MEUS 20 ANOS DE IDADE!!!

ivanhoé e E UMA JAPONESA INESQUECÍVEL...?!
Enviado por ivanhoé em 09/04/2024
Código do texto: T8037754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.