Entre Sem Bater - Uma Manipulação

Aílton Krenak disse:

"... a mentira e a manipulação colocam a vida das pessoas íntegras em risco ..."(1)

Aílton Krenak é, acima de tudo, um dos grandes representantes dos povos originários do Brasil. E, com toda a certeza, honra as suas origens da melhor maneira possível. Sua luta tem exemplo pelas inúmeras frases que escreveu ou verbalizou na mídia. Todas com grande simbolismo e que, em função dos crimes constantes contras os Yanomamis, confirmam tudo que escreveu e escreverá. Desde que ganhou assento na Academia Brasileira de Letras,  sem manipulação, tornou-se um imortal.

UMA MANIPULAÇÃO

Vivemos, inquestionavelmente, um mundo de mentiras e manipulação.

Aílton Krenak é um representante dos povos indígenas que sofre na pele a segregação e o risco de perder a vida. As pessoas íntegras precisam lutar até contra a manipulação da verdade para manterem sua integridade.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Desde que adotamos as redes sociais, testemunhamos uma explosão sem precedentes da disseminação de informações. No entanto, após essa revolução comportamental, surge um fenômeno igualmente alarmante: as fake news.

Com efeito, a disseminação sem controle de notícias falsas, desinformação e manipulação mental(2) é real. Como se não bastasse, pessoas íntegras sofrem ameaças constantes do tsunami de desinformação dos ambientes virtuais.

As redes sociais, que deveriam conectar pessoas e promover o compartilhamento de ideias, tornaram-se territórios sem lei. Surpreendentemente, donos de Big Techs, seus acionistas e políticos canalhas querem dominar a mente das pessoas. E, de acordo com as manchetes panfletárias atuais, constatamos que estão avançando, à serviço da autocracia. Crianças infelizes(3), como Elon Musk, declaram que apoiam golpes, são racistas, exploradores e ainda ganham seguidores.

Estes desafios contemporâneos, decerto, têm uma relação muito forte com o capitalismo e a exploração do homem pelo homem. Como resultado, vemos que as pessoas misturam os temas como política, religião, economia e tecnologias num "balaio de gatos".

Em todos os setores do conhecimento e atividades humanas vivemos uma confusão que um Krenak entende e descreve.

MANIPULAÇÃO DIGITAL

Desse modo, a manipulação no mundo digital surge com distorções em prol de agendas pessoais, políticas ou econômicas. A viralização rápida e sem controle de conteúdos, muitas vezes sem verificação de fontes confiáveis, próspera. Assim sendo, permite-se, livremente, em muitas plataformas, a manutenção de informações, certamente falsas. Essas informações se espalham como um incêndio morro acima, minando a confiança nas instituições, na imprensa e até da verdade.

Nesse contexto, as pessoas íntegras encontram-se em uma encruzilhada ética e moral. A luta pela verdade e pela integridade pessoal torna-se uma batalha árdua contra as correntes poderosas da manipulação digital. A disseminação de forma intencional de informações falsas não apenas obscurece a realidade, mas também coloca em risco vidas humanas. Em suma, além da vida, a reputação e até a segurança daqueles que se dedicam à honestidade e à transparência estão sob risco.

A manipulação digital não se limita apenas à propagação de notícias falsas ou viralização de meias-verdades(4). Algoritmos de recomendação, personalização de conteúdo e técnicas de engajamento são técnicas perversas. Desta forma, influenciam o comportamento das pessoas, moldam suas opiniões, crenças e até mesmo suas identidades. A privacidade sofre invasões incomensuráveis. Como se não bastasse, exploram os dados pessoais, inclusive de saúde, para ganhos comerciais. Enfim, as vulnerabilidades psicológicas submetem-se a uma exploração em nome do lucro ou do poder.

AMEAÇAS REAIS

Outrossim, devemos reconhecer que a manipulação digital não é apenas uma questão de desinformação superficial. Assim como a televisão fazia o papel de manipular a própria democracia e a liberdade de pensamento, agora são as redes sociais. Quando as pessoas submetem-se a uma dieta constante de versões, falsidades e distorções, seu discernimento submerge.  Desta forma, a verdade sofre questionamentos os fundamentos de uma sociedade civilizada fragilizam-se. Isto é, no lugar de um debate com fatos e argumentos, participamos de um teatro de polarização extrema, de desconfiança e ressentimento.

A crescente conscientização sobre os perigos da manipulação digital levou a um chamado à ação em várias frentes. As plataformas de mídia social recebem pressão para assumir maiores responsabilidades, mas não cedem. Não querem, sobretudo, perder usuários, pois significa perder receitas e anunciantes. A veracidade do conteúdo que circula em suas redes fica em segundo plano. Ao implementar políticas de moderação mais rigorosas e promover a alfabetização digital perdem usuários. Se bem que, muitos destes usuários são perfis falsos, sob controle de "farms" de fabricação de clicks.

Da mesma forma, os governos que deveriam regulamentar as práticas de manipulação digital, sofrem ameaças públicas. As tentativas de proteger os direitos dos cidadãos, misturam-se com políticas eleitoreiras e falácias(*),

O BOM COMBATE

No entanto, combater a manipulação digital não é apenas uma questão de regulamentação e políticas governamentais. É, sem dúvida, também uma questão de educação, conhecimento e conscientização pública. As pessoas devem ter a capacidade e a habilidade para discernir entre informações confiáveis e falsas. Deve fugir da preguiça mental, além de  desenvolver um pensamento crítico e uma atitude cética em relação a tudo.

Além disso, a integridade individual desempenha um papel crucial na resistência à manipulação digital. Aílton Krenak nos lembra de que a verdadeira integridade não é apenas uma questão de aderir a princípios éticos. Precisamos ser vigilantes contra as forças que minam esses princípios, diuturnamente. Devemos ter disposição para desafiar as narrativas dominantes, a questionar as pretensas fontes de informação. Influencer não é, na maioria dos casos, nenhuma fonte de informação confiável. É, de fato, um exímio expert da manipulação e do convencimento.

Enfim, seja aqui neste texto ou em outros espaços, é preciso nadar contra a correnteza da desinformação e manipulação.

Em suma, a luta contra a manipulação digital é uma batalha pela alma da sociedade moderna. É uma luta pela preservação da verdade, da integridade e da dignidade humana em um mundo tecnológico ao extremo. É necessário entender que nesta terra e nestas nação existem outras presenças(5) e que ninguém é dono do outro.

Parabéns, Aílton Krenak, por romper a barreira da manipulação no centro da literatura tupiniquim. Você é imortal !

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  Uma manipulação e falácia inominável, que Aílton Krenak identificou foi da falsa igualdade. Ele disse: "Se o colonialismo nos causou um dano quase irreparável foi o de afirmar que somos todos iguais". As redes sociais elevaram esta falácia a níveis que é impossível qualquer retorno à normalidade.

(1) "Entre Sem Bater - Aílton Krenak - Uma Manipulação" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/09/entre-sem-bater-ailton-krenak-uma-manipulacao/

(2) "Entre Sem Bater - Aldous Huxley - Manipulação Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/12/entre-sem-bater-aldous-husley-manipulacao-mental/

(3) "Entre Sem Bater - Ziraldo - Crianças Infelizes" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/08/entre-sem-bater-ziraldo-criancas-infelizes/

(4) "Entre Sem Bater - Alfred North Whitehead - Meia-Verdade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/05/06/entre-sem-bater-alfred-north-whitehead-meia-verdade/

(5) "Entre Sem Bater - Aílton Krenak - Outras Presenças" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/12/entre-sem-bater-ailton-krenak-outras-presencas/