Para além das palavras

Às vezes me pego pensando no esforço descomunal que deve ter sido pronunciar a primeira palavra, para nossos ancestrais pré-historicos. Eles que até então, eram capazes de balbuciar apenas alguns sons.

Mesmo capazes de se comunicarem desta forma e fazerem-se entender, houve algum momento que foi preciso ir além e fez-se a palavra. Não sei tecnicamente como. Um linguista facilmente nos esclareceria de uma forma mais científica.

Mas o que penso agora, é que mesmo compreendendo os sons e os gestos, eles não foram suficientes para tudo que se sucedeu, e houve assim, uma evolução, também na linguagem.

Então será que haverá uma época, que mesmo com nossos dicionários, gramáticas, idiomas, música, literatura, psicanálise, poemas, sonetos, não será suficiente?

O que haverá para além das palavras? Enfim, o silêncio absoluto ou encontraremos uma forma de enfim dizer o que realmente precisa ser dito?

Tiane Maga
Enviado por Tiane Maga em 10/04/2024
Reeditado em 10/04/2024
Código do texto: T8038813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.