CRÔNICAS - KM E MAIS KM DE CAFEZAL...?!

CRÔNICAS – KM E MAIS KM DE CAFEZAL ...?!

E pensar que quando tinha idade ainda para brincar já ajudava regar as mudas plantadas de café no viveiro dentro da mata próximo ao riacho que tinha uma lagoa onde pegava a água num regador que eu pudesse carregar e dava mil viagens para dar conta de todas as mudas na sombra crescendo para posteriormente serem plantadas em covas profundas, para que o sol não queimassem as suas folhas ainda de cor marrom... tal qual as folhas da manga quando nascem são marrom e ficando verde com a ação da clorofila devido ao sol!!!

Como tais mudas ainda estão miúdas e não podem aceitar o sol forte são cultivadas em viveiros onde o clima é úmido e pega sol entre as folhagens das copas das árvores e assim filtra de forma que não sejam tão quentes...

Mesmo já plantadas nas covas são protegidas com palha ou folhagem de galhos de arbustos durante o crescimento delas até que já tenham caule e folhas suficientes para receber a luz do sol tiramos todas as proteções e ficam regadas por um período para manter as covas úmidas, mas com o tempo as chuvas que sobram nas covas as mantêm úmidas sem mais a necessidades de serem regadas...

Crescem tanto que alguns pés de café chegam ter mais de 4 m e precisam de escadas para poderem ser colhidas os seus frutos, ainda vermelhos ou amarelos que são levados para os terreiros onde são secados espalhando pelo terreiro durante o dia todo... e depois a noite recolhemos e fazemos montes e cobrimos com encerado para que não peguem a umidade noturna que poderá mofar tais cascas ainda não bem secas e assim no dia seguinte espalhamos tudo de novo e de duas em duas horas passamos sobre eles movimentando-as para que as que estiverem embaixo passem para cima e recebam também o calor abrasador do sol... quando depois de vários dias de secagem boa parte dos grãos de café perdem al peso das cascas já secas agora somente os grãos que se realçam... e assim encaminhamos em sacas ou carrinho de pedreiro, aquelas com apenas 1 roda com pneu de 12 polegadas para facilitar empurrar com tal peso dos grãos bem como não esmagar com as rodas de ferro os grãos mais fracos que acabam virando pó...

Assim levamos para a beneficiadora por onde entram carregadas numa esteira rolante e vão assim para onde são movimentadas retirando toda a casca que por ventura ainda esteja colada aos grãos e vai para a separação dos grãos por tamanho e qualidade para uso próprio ou para exportação...

Só serão exportados os grãos maiores que não apresentem quebrados e assim tais produtos são exportados para vários países que não cultivam, mas apreciam demais o café, e pensar que os árabes que começaram verificar que suas cabras comiam os frutos maduros pois são doces quando verdes e assim experimentaram após a secagem e viram o prazer de tomar tal café sem açúcar...

Com certeza o prazer de tomá-lo depois de torrado e moído na moedora caseira fazendo dele um pó...e colocando em água quente como fazem com o mate ou o chimarrão... deixando o pó descer e tomar tal café sem passar pelo coador com certeza o aroma e o paladar é bem diferente depois de coado num coador de papel ou de pano...

Como eu prefiro o de pano, pois mantém o sabor e o aroma que o papel por incrível que pareça talvez por tratamento da celulose acaba afetando tal prazer do paladar ou perfume do mesmo café que possa ser coado num coador de pano ou num coador de papel...

Tenho a minha preferência de tomar o café o dia todo, e dai o faço um pouco mais fraco e muitas vezes misturo com leite para que o produto não me faça mal devido a minha gastrite e úlcera nervosa...

Uso e abuso da cafeína, e se não tomar o meu café com certeza passo o dia todo com dor de cabeça, devido à falta de cafeína já que o meu corpo exige para me manter sadio e feliz...

Não consigo gostar do tal Nescafé, mesmo em pó granulado que até é quase o café à moda árabe que se mistura o pó e se não misturar bem lá no fundo fica uma borra do pó de café bem mais amargo que tal café que coamos e apreciamos com um paladar bem diferente desse tai Nescafé, prático pois basta comprá-lo em saquinhos ou num pote e com 1 colher de 100 ml de pó dá para fazer tal café em pó granulado...

Nota do autor:- Bem meus amigos leitores espero ter tirado alguma dúvida se tal prazer de tomar o café bem feito ao passar pelo coador jamais aqueça demais a água que se o fizer vai lavar o pó e não terá gosto nenhum pois tal coador deve coar bem devagar tal pó de café e não tenha pressa... pois a água quente a 90 graus antes da ebulição é a hora certa para se passar pelo pó de café!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 14/04/2024
Código do texto: T8041173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.