A VERDADE POR TRÁS DOS ADÁGIOS POPULARES

Todos sabemos que os inúmeros adágios populares sempre trazem alguma verdade que aparecem no dia a dia sem o menor esforço. Um dos mais conhecidos e propalados trata-se deste: "Diga com quem andas que te direi quem és", por sinal, com palavras já vem desde os tempos bíblicos. O seu significado é fácil de constatar e entender, pois logo que tal atitude acontece, os efeitos também imediatamente aparecem. Já por outro lado, ao contrário deste, há o que diz: "Antes só do que mal acompanhado", geralmente sempre pronunciado em contraposição ao primeiro. O certo é que ambos e os milhares que há trazem, cada um, no seu bojo uma verdade particular e irremediável. Já que o assunto agora é este, há uma expressão popular que geralmente é dita por pessoas desprovidas de sentimentos humanos mais aflorados que é: "Antes ele do que eu". Tal pessoa se equivoca redondamente sobre as circunstâncias envoltas de armadilhas que a vida nos oferece achando-se melhor do que as outras, o que é um perigo, um equívoco muito grande. Pois ninguém, como sabemos está isento de nada nesta vida. Um adágio mais antigo em latim "Hodie mihi cras tibi" (hoje a mim, amanhã a ti" vem sempre ser útil para uma boa reflexão sobre o nosso bom comportamento social e humano.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 15/04/2024
Código do texto: T8042074
Classificação de conteúdo: seguro