ENCONTROS E DESENCONTROS DA TERCEIRA IDADE

Certamente, quando pensamos na tal “Terceira Idade”, já começamos a imaginar como ela será...E quando já a passamos, e chegamos à quarta, quinta ou sexta idade, vemos que aquela preocupação era sem sentido, pois é possível passar por ela, e sobreviver...Nem todos, mas...

Ósculos e amplexos,

Marcial

ENCONTROS E DESENCONTROS DA TERCEIRA IDADE

Marcial Salaverry

Pergunta-se o que pode ser definido como "Terceira Idade", e a resposta automática é a famosa "é aquela que vem depois da segunda, claro...". Mas existem fatores a serem considerado, que não tornam a coisa tão simples assim.

Terceira Idade, Melhor Idade, Fim da Picada, são alguns dos nomes dedicados às pessoas de larga vivência. A melhor definição depende do estado de espírito de cada qual. Podem ser idosos, por terem a idade física, ou podem ser velhos na verdadeira acepção do termo, isso depende apenas de como está seu interior, pois existe grande diferença entre o envelhecer, e o envelhe-ser, ou seja, ser um velho na verdadeira acepção da palavra, que define algo velho, como algo em desuso.

Na verdade, ao atingirmos essa faixa etária, podemos nos definir como "seres crepusculares", ou seja, estamos chegando ao crepúsculo da vida, e vai depender de nós mesmos, se desejamos ter um lindo crepúsculo, com o sol se pondo lindamente no horizonte, ou se teremos um crepúsculo de um dia tempestuoso, com chuvas e trovoadas.

Neste momento da vida, há que se jogar fora os conceitos sobre a velhice e, considerando-a como mais uma fase da vida, arrancá-la das engrenagens do tempo, da cronologia, da biologia, da geriatria, e poderemos transformá-la em uma doce e gostosa Poesia, onde não poderemos dispensar a gostosa presença da Ternura, o que certamente trará alegria para nosso "idosar".

Devemos seguir vivendo com intensidade, amando, praticando exercícios, sempre nos adequando à idade física, porque a mental, a espiritual, jamais deixarão a mocidade.

Procurar viver em harmonia, com bastante paz, luz, com muita alegria, com muita energia interior. Quanto às amizades, que sejam leais e sinceras, e que saibam curtir esse gostoso momento da vida. Que sejam poucos, mas que sejam verdadeiros amigos, que saibam e queiram viver.

Procurar fazer aquilo que gosta. Caminhar sem pressa, curtindo cada momento, pois já corremos muito na vida.

Não temer a tristeza, nem a solidão ou mesmo o sofrimento, que fazem parte da vida. Enquanto vivermos, que saibamos viver. Se não tivermos um amor a nosso lado, teremos as doces lembranças do que já vivemos, e devemos saber manter a ternura em nosso olhar, em nossa alma.

Sem qualquer sombra de dúvida. Nossa caminhada rumo ao inevitável ponto final, pode ser triste, ou amena. Depende de como a encararmos. Tanto podemos nos entregar à velhice, como podemos passar garbosamente pela idosidade. Apenas precisamos saber nos adequar ao envelhecimento, perdão, ao idosamento, para conseguirmos desfrutar adequadamente o fato de ainda estarmos vivos.

Podemos caminhar sem pressa curtindo cada momento, ou ficarmos parados esperando que o tempo cumpra sua marcha.

A vida deve ser vivida. Existe muita coisa ainda a ser feita, por mais idade que tenhamos, desde que a vontade não morra em nosso espírito. E a única maneira de a mantermos viva, é permanecendo vivos, jamais nos entregando ao envelhe-cimento, porque este vai nos fixar num mausoléu.

Precisamos sempre manter acesa em nossa alma a chama da vida, tendo em nossos olhos essa luz interior que vai nos permitir melhor enxergar o mundo a nossa volta.

Se a idade nos trouxer problemas, é importante procurar as devidas soluções, tratando as enfermidades que porventura surgirem, jamais nos deixando abater. Se por algum problema mais sério a luz começar a ficar bruxuleante, precisamos reagir, e atiçar o fogo novamente, pois se o deixarmos extinguir... será o fim de tudo.

Acontece que a vida sempre vale a pena ser vivida, seja em seu começo, no meio, ou no quase fim. Fim este, que sempre poderá ser empurrado com a barriga, dependendo de nosso livre arbítrio, de nossa vontade de viver. Ou mesmo da força que tenhamos na barriga.

E com essa vontade firme no coração, desejo a todos, UM LINDO DIA, e que possa estar repetindo este desejo por muito tempo ainda...

TEXTO ESCRITO EM 14/08/2003... O corpo sente a idade, mas o espírito ainda está bem vivo...Só quando Deus resolver me chamar... ⁠

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 16/04/2024
Código do texto: T8042745
Classificação de conteúdo: seguro