Entre Sem Bater - Nossas Virtudes

Ugo Foscolo disse:

"... para nos tornarmos honrados no mundo e para aliviar a nossa própria consciência, confiamos mais nos vícios dos outros do que nas nossas próprias virtudes ..."(1)

A história de Ugo Foscolo é complexa, considerando as dificuldades de movimentação, mesmo na Europa, no final do Século XVIII. Nasceu na região grega (Jônico), viveu na Itália, Lombardia e Inglaterra. Desse modo, experimentou e vivenciou a contraposição às suas virtudes ante os próprios vícios e de outras pessoas.

NOSSAS VIRTUDES

Alguns temas da série "Entre Sem Bater" poderiam, sem dúvida, ser autobiográficos(*), ou a antítese. Do mesmo modo, a maioria dos textos capturam momentos atuais e reproduzem frases de outros contextos, tornando-as atuais. A frase de Ugo Foscolo é uma espécie de reflexão que pode se basear, por exemplo, num versículo do Livro de Mateus. Em outras palavras, quando apontamos os vícios dos outros, esquecendo nossas virtudes, é porque temos uma trave em nossos olhos.

Vivemos, por exemplo, tempos em que ao fazer um comentário sobre efeitos da IA em trabalho e emprego (caso real) sofremos um ataque. Qualquer idiota da aldeia se julga no direito de julgar, politicamente, e recomendar insanidades, sem conhecer a gente. Definitivamente, as plataformas e redes sociais estão sem nenhum controle.

VÍCIOS

No tsunami da conectividade digital, com as redes sociais no epicentro das interações sociais, Mateus 7 e Ugo Foscolo são a realidade.

Mateus 7:1-5

1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

A resposta para as perguntas de Mateus está na frase de Foscolo: - "... para aliviar a nossa própria consciência".

Desta forma, essa nefasta tendência humana de buscar salvação ao apontar os defeitos alheios não tem nada de benevolente. Em tempos modernos, essa dinâmica ganhou novas dimensões, encontrando um terreno fértil e cruel nas plataformas de mídia social.

Uma vez que as redes sociais se transformaram em arenas de julgamento público e crítica incessante, aqueles com mais vícios ficam confiantes. Muitas pessoas se sentem à vontade para emitir veredictos sobre a vida alheia, sem refletir sobre suas próprias imperfeições. O ato de expor os erros dos outros enquanto ignoramos os nossos próprios tornou-se uma prática comum e, alarmantemente, aceitável.

A natureza impessoal das interações online, aliada à sensação de anonimato das redes sociais proporcionam, encoraja comportamentos reprováveis. Situações inaceitáveis no mundo real aparecem nas opiniões irresponsáveis e julgamentos sem filtros. A hipótese de troca construtiva de ideias sofre grave degeneração em uma espiral de negatividade e condenação.

Um conjunto de comportamentos impróprios tomou conta da nossa sociedade, sem retorno(2).

CANCELAMENTOS, MENTIRAS E HIPOCRISIA

Os comportamentos pouco aceitáveis tornaram-se "normais" ante a quantidade de praticantes.

O fenômeno da "cultura do cancelamento", por exemplo, ganhou destaque, onde indivíduos recebem julgamento e condenação sumária. Por vezes, uma única transgressão sem comprovação, não permite espaço para defesa, arrependimento ou perdão. As redes sociais se tornaram tribunais virtuais, onde a multidão dita a sentença e o linchamento público é a norma. Nesse ambiente, a hipocrisia floresce, já que aqueles que mais clamam por justiça são, certamente, os primeiros a cometerem os mesmos erros.

A incessante busca por validação social desempenha um papel significativo nessa dinâmica de manipulação e opressão. A exibição pública de falsas virtudes muitas vezes mascara uma necessidade de aprovação e pertencimento. Ao expor os defeitos alheios, hipócritas esperam elevar sua própria imagem, como se fossem exemplos de retidão moral em um mar de imperfeições. No entanto, essa busca por validação externa raramente deve trazer a paz interior e a satisfação genuína que muitos procuram. Contudo, em função do péssimo caráter e da má formação cognitiva de alguns perfis e personagens, a paz interior deles deve ser na falsidade.

Esses vícios e a cultura de julgamento nas redes sociais não apenas prejudica aqueles que são alvo de críticas e mentiras. Com toda a certeza, estes comportamentos corrompem todos aqueles que se permitem participar dela. Ao nos tornarmos juízes implacáveis dos outros, perdemos de vista nossa própria humanidade e falibilidade.

VIRTUDES EM VERTIGEM

Assim sendo, em um mundo onde a crítica e o julgamento impera, a preservação de nossas virtudes se torna um desafio cada vez maior. E como se não bastasse, recebendo comentários negativos, conspirações e tentações constantes, o que fazer? Como podemos manter nossa bússola moral intacta e continuar evoluindo como cidadãos?

A primeira chave é reconhecer a natureza humana. Erramos, falhamos e, certamente, nos deixamos levar por impulsos e açodamentos juvenis. É crucial ter essa consciência para não nos desanimarmos com os tropeços e para buscarmos a aprendizagem em cada experiência.

A segunda chave é cultivar a autocompaixão. Ser gentil consigo mesmo, reconhecendo suas falhas sem se autoflagelar é, sem dúvida, essencial para o crescimento. A autocompaixão nos permite aprender com os erros e seguir em frente sem carregar o peso da culpa.

A terceira chave é buscar o autoconhecimento. Ao entendermos nossos valores, princípios e crenças, torna-se mais fácil navegar pelas tentações e críticas que surgem em nosso caminho. O autoconhecimento, com toda a certeza, nos dá a base para tomar decisões conscientes e alinhadas com quem queremos ser.

A quarta chave é cultivar a gratidão. Praticar a gratidão nos ajuda, inegavelmente, a focar no positivo, mesmo em meio às dificuldades. Ao reconhecermos as coisas boas em nossas vidas, torna-se mais fácil lidar com os desafios e manter a positividade.

A quinta chave é construir um círculo de apoio. Rodear-se de pessoas que nos apoiam, nos inspiram e nos desafiam de forma construtiva é fundamental para o nosso crescimento. Um círculo de apoio positivo nos ajuda a manter a motivação e, sobretudo, a seguir em frente em momentos difíceis.

Enfim, tempos difíceis estes em que muitos dizem praticar comportamentos-chave para sobreviver com virtudes e defendem uma guerra.

MUNDO REAL

Por outro lado, infelizmente, ficamos parecendo um pessimista(3), quando na realidade, até o otimista se esconde diante do julgador de rede social.

Lembre-se, a preservação de nossas virtudes é um processo contínuo, doloroso e que exige resiliência, esforço e dedicação. Não desanime se tropeçar, use essa experiência como uma oportunidade para aprender e crescer. Não basta autocompaixão, autoconhecimento, gratidão e um círculo de apoio positivo, você deve ajudar outros que estão perdendo a esperança. Assim sendo, será possível manter suas virtudes intactas e ajudar outros com virtudes complementares.

COMPORTAMENTOS POSITIVOS

Evite se comparar com os outros: Cada pessoa é única e tem sua própria jornada, comparar-se com os outros só te fará sentir pior.

Use as redes sociais com moderação: Limite o tempo que você passa nas redes sociais e evite se envolver em debates negativos.

Foque em seus objetivos: Tenha objetivos claros e específicos para o seu desenvolvimento pessoal e trabalhe para alcançá-los.

Diante desse cenário, no mundo real e digital, é imperativo que cada um de nós reflita sobre nossas próprias ações e motivações. É provável que a sabedoria contida nas palavras de Mateus e na observação de Foscolo chegam a todos, até aos cristãos. As virtudes do Bushido(4) não encontram-se na condenação dos outros, mas sim na aceitação de nossa própria humanidade, respeito e civilidade. Superar a cultura de julgamento e hipocrisia, que permeia as redes sociais é difícil, mas possível.

Enfim, eles são muitos, estão vencendo pela quantidade, mas uma hora o jogo vira.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Não raramente, produzo textos que podem servir como carapuça para situações reais. Entretanto, sempre haverá, como nos filmes de ficção, uma nota do tipo "... qualquer semelhança, é mera coincidência ...". Quando  existe a identificação de qualquer pessoa, os riscos são previsíveis.

(1) "Entre Sem Bater - Ugo Foscolo - Nossas Virtudes" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/17/entre-sem-bater-ugo-foscolo-nossas-virtudes/

(2) "Entre Sem Bater - Fernando Pessoa - Sem Retorno" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/09/entre-sem-bater-fernando-pessoa-sem-retorno/

(3) "Entre Sem Bater - Saramago - O Pessimista" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/02/entre-sem-bater-saramago-pessimista/

(4) "As 7 Virtudes do Bushido - Parte 1" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/15/as-7-virtudes-do-bushido/