Entre Sem Bater - A Ingratidão

Goethe disse:

"... ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci um homem de valor que fosse ingrato ..."(1)

Gosto dos pensadores e estudiosos de áreas de conhecimento variado, que são poucos hoje em dia. Quisera eu ter todo tempo possível para ler tudo o que disseram grandes pensadores e críticos como Goethe. Sua capacidade na literatura e filosofia são admiráveis, e sempre com palavras sensatas(2) e de olho na ingratidão.

A INGRATIDÃO

Não somente na vida real, mas principalmente no mundo digital, a natural ingratidão(3) surge de onde a gente menos espera. E, surpreendentemente, alguns comportamentos e atitudes típicos dos ingratos, não tem a admissão de culpa nem deles. Em suma, é assim que a ingratidão e seus efeitos colaterais prosperam e ficam totalmente sem controle.

Nesse ínterim, nas curtidas, likes e compartilhamentos, as redes sociais são o palco para a ostentação de conquistas, felicidades e, certamente, gratidão. Contudo, em meio a essa avalanche de positividade, um comportamento se torna cada vez mais frequente e preocupante: a ingratidão.

Goethe, em sua sabedoria, já profetizava: "Não existe um homem de valor que pratique a ingratidão". E é justamente essa máxima que nos leva a questionar: será que as redes sociais estão criando uma geração de "homens sem valor"(*). Por outro lado, como diria o poeta alemão, estamos presenciando apenas o auge da hipocrisia, onde "moleques" estão no comando? Perfis que encenam falsos agradecimentos para alimentar seus egos e autopromoção não passam de hipócritas digitais.

PERFORMANCE

Nas redes sociais, a gratidão muitas vezes se torna uma mera performance. Publicações com agradecimentos e devocionais em exagero na direção de pessoas que, na melhor das hipóteses, ajudaram muito pouco. A luta de cada um não aparece integralmente nas redes sociais e quem teve papel ínfimo em suas conquistas não merece agradecimento igual a outros. Estas performances servem apenas como mecanismo de alimentação da própria imagem e coleta de elogios, igualmente falsos.

É como se a gratidão se transformasse em um concurso de quem agradece mais e de forma mais efusiva, buscando validação externa e reconhecimento social. Essa busca desenfreada por aplausos virtuais revela a fragilidade de um ego que precisa se alimentar constantemente da aprovação alheia.

HASHTAGS DA HIPOCRISIA

Desde que inventaram o termo, e uma funcionalidade, para o símbolo # (hashtag), o mundo real e digital nunca voltará ao normal. Desse modo, a ingratidão nas redes sociais não se limita apenas a agradecimentos falsos e superficiais. Do mesmo modo como muitos lidam com críticas, sugestões ou até mesmo elogios sinceros, as hashtags podem representar muito. É, analogamente aquele sorrisinho maroto, uma manifestação que pode conter muitas mensagens subliminares. Desta maneira, ícones, avatares, hashtags dizem muito mais do que uma bela frase sincera.

Assim sendo, é comum vermos pessoas que, ao receberem comentários negativos, reagem com hostilidade e desdém. Por isso, um séquito de ignorantes quando presenciam seus ídolos sofrendo questionamentos de uma narrativa "perfeita", surtam. Já os elogios sinceros, muitas vezes, recebem a indiferença ou até mesmo a arrogância. Por vezes, arrogância confunde-se com confiança(3), o que não significa que uma pessoa esteja acima de qualquer tipo de reconhecimento.

HOMEM DE VALOR

É provável que essa cultura da ingratidão nas redes sociais seja reflexo de uma sociedade cada vez mais individualista e egocêntrica. Nosotros valorizamos mais a aparência do que a essência, a quantidade de "curti" do que a qualidade das relações. Desse modo, esquecemos que a verdadeira gratidão reside na humildade, no reconhecimento das nossas próprias limitações.

Enfim, a gratidão genuína não precisa de plateia, nem de hashtags para ser expressa. Ela se manifesta em atos concretos. Temos que, por exemplo, em pequenos gestos de gentileza e consideração, reservadamente, daqueles que nos rodeiam, é o que importa.

REPENSANDO

Por isso, é preciso repensar a forma como usamos as redes sociais e como expressamos nossa gratidão, para que não pareça falsidade. Em vez de buscarmos validação externa e reconhecimento social, devemos focar em cultivar uma gratidão autêntica e significativa.

Reconhecer as pessoas que realmente fazem a diferença em nossas vidas e, de fato, agradecer pelas pequenas coisas do dia a dia. Adicionalmente, praticar a humildade em nossas ações e palavras com sinceridade.

As redes sociais tornaram-se um canal poderoso para disseminar mensagens positivas e inspiradoras. Entretanto, a maioria delas é publicidade automática, um horror receber "bom dia" em grupos com mensagens que nem o remetente leu. Dessa maneira, a Internet e as redes sociais tornaram-se um palco de pura hipocrisia e ingratidão. E, sem dúvida, cabe apenas a cada um de nós decidir como queremos usá-las.

Será que as redes sociais para espalhar gratidão verdadeira e valorizar as pessoas que realmente importam em nossas vidas?

#FICAaDICA

A gratidão genuína não precisa de plateia.

O verdadeiro valor reside na humildade e no reconhecimento das nossas próprias limitações.

As redes sociais podem ser um palco para a hipocrisia e falsidade.

A escolha de como usarmos as redes sociais é nossa.

A ingratidão é uma palavra e termo que não deveria gerar nenhuma dúvida entre as pessoas. Entretanto, o nível de ingratidão depende sempre das duas partes, assim como o seu antônimo gratidão.

São, com toda a certeza, sentimentos subjetivos, e que não passam perto de pecados capitais, mas deveriam ...

Por isso prefiro o 7-5-3 do Bushido(4). Se não é pecado, nenhuma rede social de gratidão ou ingratidão fará sucesso. Por isso, o Orkut começou seu declínio quando as comunidades de traições e ingratidão surgiram. Acredito que existem defeitos e vícios totalmente perdoáveis, contudo, confesso que tenho uma dificuldade extrema em lidar com a ingratidão.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  As redes sociais afugentam os homens de valor e privilegiam os personagens e perfis que demonstram pouca ética e moral. Os fracos estão no comando das redes sociais, escondendo-se atrás de mentiras e falácias.

(1) "Entre Sem Bater - Goethe - A Ingratidão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/18/entre-sem-bater-goethe-a-ingratidao/

(2) "Entre Sem Bater - Goethe - Palavras Sensatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/11/25/entre-sem-bater-goethe-palavras-sensatas/

(3) "Entre Sem Bater - Vivaldo Coaracy - Natural Ingratidão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/31/entre-sem-bater-vivaldo-coaracy-natural-ingratidao/

(4) "Entre Sem Bater - Susan Piver - Confiança e Arrogância" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/12/entre-sem-bater-susan-piver-confianca-e-arrogancia/

(5) "As 7 Virtudes do Bushido (Parte 1)" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/15/as-7-virtudes-do-bushido/