A BUSCA DA VIRTUDE NA LITERATURA

D. Marcos Barbosa II

 

Chegou o momento de uma grande mudança. Estou cansado das trivialidades do dia a dia e das superficialidades que dominam o mundo ao meu redor.

Vou embarcar em uma jornada em busca de valores morais e de virtudes ainda não desenvolvidas. Estou Inspirado pelos ensinamentos dos grandes mestres de sabedoria lidos ao longo dos meus 67 anos. Está na hora de aplicar as lições aprendidas através da literatura em minha própria vida.

Já conto com o auxílio espiritual das religiões,,, e com amparo intelectual dos grandes filósofos…

 

Então,,, para complementar minha busca recorri às páginas amareladas de um dos livros que li várias vezes: "A Ciência de Ficar Rico" de Wallace D. Wattles. Em meio às suas palavras inspiradoras sobre pensamento positivo e ação determinada, encontrei a motivação necessária para começar minha jornada em direção à sabedoria de Salomão. Decidi adotar uma mentalidade de gratidão,,, visualizar claramente meus objetivos, confiante de que o universo vai conspirar a meu favor se eu mantiver uma atitude positiva e persistente.

 

Com a determinação renovada, mergulhei nos ensinamentos de Dostoiévski, um mestre na exploração das profundezas da alma humana. "Crime e Castigo" ecoou em minha mente, lembrando-me das consequências devastadoras do egoísmo e da falta de empatia. Decidi que, para cultivar a virtude, precisava aprender a compreender e perdoar aqueles que me magoaram, assim como buscar a redenção por meus próprios erros passados.

 

Mas não poderia esquecer-me do gênio incomparável de Machado de Assis, cujas obras me ensinaram a importância da autoconsciência e da reflexão. Com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" em mente, decidi adotar uma postura mais crítica em relação a mim mesmo e ao mundo ao meu redor. Ao invés de me deixar levar pela superficialidade e pelas convenções sociais, busquei enxergar além das aparências e confrontar minhas próprias ilusões e fraquezas.

 

No entanto, a jornada em direção à virtude não está isenta de desafios. Encontrei-me muitas vezes confrontado com minhas próprias limitações e falhas,,, tentado a desistir diante das adversidades. Foi então que recorri à sabedoria de Machado de Assis e Dostoiévski, lembrando-me das palavras de Dom Casmurro e Raskólnikov sobre a importância da persistência e da autodisciplina.

 

Faço justiça aqui também à Escola de FILOSOFIA À MANEIRA CLÁSSICA, Nova Acrópole, com as magníficas aulas da professora Lúcia Helena Galvão. Sem esquecer dos Rosacruzes e dos Gnósticos que influenciaram a minha vida.

 

À medida que penso ,,, e “logo existo”,,, descubro que a verdadeira virtude não é um destino final a ser alcançado, mas sim uma jornada contínua de autoaperfeiçoamento e crescimento. Cada obstáculo superado, cada desafio enfrentado, me aproxima um pouco mais do ideal de integridade e bondade que tanto almejo.

 

Hoje, 14/04/2024, foi um lindo domingo, de muito sol e pouca chuva, aqui na Chácara Cio da Terra. Enquanto o sol se punha no horizonte, ao lado da minha esposa, Socorro Maranhão, refleti sobre esta jornada do auto-conhecimento que estou escrevendo agora,,, à meia noite.

Ainda há muito a ser feito e muitos desafios a serem superados,,, mas sabemos muito bem que estamos no caminho certo.

Inspirados pelos grandes mestres da literatura que iluminam nosso caminho, continuamos nossa busca pela virtude, confiando que, com determinação e perseverança, alcançaremos uma vida verdadeiramente digna e virtuosa, que tanto almejamos.

Marcus Aurelius
Enviado por Marcus Aurelius em 20/04/2024
Código do texto: T8046022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.