JOHN BUNYAN, O PEREGRINO*... 09h14min.

Ontem à noite, acabei assistindo um filme com o título acima, confesso que nunca havia falado deste personagem. O filme, muito bem feito, cuja a duração é de apenas 1h12min. Retratando uma Inglaterra do século XVII, cuja, a predominância era a religião Católica, em que colocava o TER acima do SER, e ele, teólogo, escritor, pregador e romancista, * queria, tão somente que os detentores do poder, seguissem à risca o que está nos Sagrados Evangelhos de Jesus...

Eram ideais avançadas para época, num de seus encontros com os que tinham altos cargo na Igreja, teve a ousadia de dizer que os doze apóstolos de Cristo eram pobres, e que a Igreja deveria se desfazer de suas riquezas, para fazer doação aos mais carentes, é evidente que isto foi uma afronta, e, estava colocando em dúvida, os mandatários da Igreja em si...

Por suas ideias avançadas, foi muito perseguido, talvez até por inveja, pois ia angariando muitos seguidores, ao mesmo tempo tinha o dom nato para ensinar, com isto foi angariando adesão de muitos jovens, que tinha “sede” de aprender a real mensagem do cristianismo...

Sempre sofrendo enorme perseguição, em lugares que lecionava, foi impedido, mas, persistia em levar sua mensagem, pois, outros locais abriam as portas a ele. E, uma igreja, deu um espaço a ele, para que ensinasse a novos alunos, também, era facultado a ele fazer suas pregações aos domingos...

Não viveu muito pois, veio a falecer com somente 59 anos. Um de livros mais famosos foi:* O Peregrino, a vigem do cristão à cidade celestial, é um livro alegórico, escrito em 1676.

Naquela igreja, último lugar que viveu, foi sepultado, - fato comum naquele tempo, um cemitério próximo a igreja. – 30 anos depois de sua morte, por ordem dos que detinham o poder, seus restos mortais foram queimados, com isto achavam que seus escritos seriam esquecidos, fato que acabou não acontecendo... 09h50min.

Curitiba, 22 de abril de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Nascimento 28 de novembro de 1628 Eistow. Morte 31 de agosto de 1688, Londres

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/04/2024
Código do texto: T8047159
Classificação de conteúdo: seguro