É melhor amar do que ser amado

É Melhor Amar do que Ser Amado.

Francisco de Assis.

“O amor está acima das Leis, acima da opinião humana; é a verdade, a chama o elemento puro, a ideia primária do mundo moral”. – Madame de Staël.

“O amor é a essência vital que impregna e permeia, do centro à circunferência, os círculos graduados de todo pensamento e ação. O amor é o talismã da felicidade e da tragédia humana – o abra-te sésamo de toda alma humana.” – Elizabeth Cady Stanton, discurso na Décima Convenção de Direitos da Mulher.

“Acredito que o amor é a melhor coisa do mundo; que pode vencer sozinho o ódio; esse direito pode e vai triunfar sobre o poder”. – John D. Rockfeller Jr.

“O amor não tem de ser perfeito. Mesmo imperfeito, ainda é a melhor coisa que existe pela simples razão de que é a verdade mais comum e constante de todas; uma verdade da vida, de toda lei e toda ordem, a substância precisa que mantém todas as outras unidas, que permite que tudo avance no tempo e que cada coisa faça parte de sua maravilha ou cotidiana individualidade.” – Willian Saroyan.

Quando viajamos ao redor do mundo ou do nosso País e vemos as correntes de consciência que estão implicadas na construção de uma nação ou de um grupo de pessoas, é impossível não pensar na incrível variedade e na capacidade assombrosa que existe em cada indivíduo e em cada grupo de indivíduos para expressar suas qualidades interiores.

Quando escolhemos “abrir nossos olhos” a tudo que nos rodeia, começamos a reconhecer que em nossa singularidade e diversidade existe uma profunda unidade unificadora fundamental que se move dentro e através de todas as pessoas.

Estão acontecendo muitas coisas em nosso mundo e cada indivíduo no planeta pode ajudar nesta ação, porque estamos entrando em uma era da experiência humana que parece diferente de tudo o que já tenhamos vivenciado!

Um adorável espírito está se manifestando entre as pessoas – o doce espírito do amor e da compaixão. O poeta Carl Sandberg descreveu o que está acontecendo com estas palavras: “Não serás para sempre o que és agora; estás indo em direção a algo grandioso. Estou nesse caminho contigo e, portanto, amo-te”. Nas sagradas escrituras da bíblia, a carta de Paulo aos Coríntios retrata este espírito adorável de outra forma; ele diz: “Permaneçam a fé, a esperança e o amor; destes três, porém, o maior deles é o amor”. Amor! O grande potencial que está dentro de você!

Pense no sol por um instante. Ele é uma unidade autossuficiente que recebe energia de reações termonucleares internas. A energia liberada nestas reações é tão grande que o sol poderia brilhar por milhões de anos sem apresentar grandes variações em seu tamanho ou luminosidade.

O amor é como o sol, alimenta-se a si mesmo. Ele não precisa nem de agradecimentos nem de recompensas para emanar sua energia poderosa e curativa. O amor está sempre presente, mesmo que às vezes pareça estar invisível. Mesmo quando as nuvens de emoções humanas o escondem, o amor está tão presente quanto o sol em dias em que as nuvens o escondem da Terra. Nossas vidas florescem na energia do amor e, como ele é autossuficiente e cria sua própria energia, não precisamos procurar fora de nós mesmos. Ele está no âmago de nosso ser.

À medida que liberamos a energia de nosso amor, ocorre uma reação em cadeia similar às reações termonucleares que transformam o hidrogênio em hélio dentro do sol. A energia do amor flui dentro de nós, transformando-nos e ampliando-nos. O amor pode abrir corações que alguma vez foram fechados pela amargura; pode substituir aquela amargura pela aceitação e alegria. O ódio já não corrói nossa alma; o carinho e a compaixão tomam o lugar da apatia. As mudanças se tornam evidentes em nossas vidas à medida que começamos a nos amar e ver-nos como amor.

A energia do amor é um bálsamo que cura. Assim como o sol, ela não percebe o bem ou o mal. O amor simplesmente É! Ele não diz: “Vou amar esta pessoa porque é a coisa certa a fazer” ou “Vou amar esta pessoa porque posso melhorar minha posição social e financeira como retribuição”. Quando permitimos que o amor se expresse por meio de nós como nossa natureza essencial, ele automaticamente se irradia para cada aspecto de nosso ambiente.

Assim como a fotossíntese é o processo pelo qual o sol e as plantas produzem alimentos juntos, um processo similar ocorre dentro de nós quando permitimos que a energia do amor transforme nossas vidas. O amor se torna alimento para nós mesmos e para os outros. Quando permitimos que a energia do amor nos preencha, é igualmente importante permitir que essa energia flua de nós.

Uma vez que acendemos a fagulha interior e que ela comece a brilhar, não podemos impedi-la de fluir de nós aos outros. É provável que alguns não se aproximem o suficiente de nós para sentir o calor de nosso amor. Outros possivelmente se deleitarão com o brilho de nossa energia.

Como somos amor, não importa se recebemos agradecimentos ou reconhecimento. Assim como o sol, o amor entrega sem parar e as reservas de sua fonte nunca diminuem. Como disse Iris Murdoch uma escritora irlandesa: “Somente amando é que aprendemos a amar”. É verdade! Nossas vidas se tornam mais brilhantes à medida que expressamos mais amor.

Podemos brilhar como o sol e irradiar amor a todas as pessoas- sem exceções!

Ao que eu acrescento, quando há muitos anos, em uma palestra, ouvi: “A única coisa que quanto mais se reparte mais cresce é o AMOR”.

Por isso, simplesmente, o Mestre nos trouxe a lei do amor.

Abraços a todos, acdhm.