RESIGNAÇÃO

A palavra resignação em sua etimologia deriva da junção do verbo resignar, do latim "resigno" - tirar o selo e do sufixo - ação. Fonte: Dico - Dicionário online de Português. Lexicografa( Débora Ribeiro ).

Analisando a etimologia da palavra "Resignação", hoje, venho fazer esta breve crônica, a qual abordará a citada palavra tendo com exemplo situações do dia a dia.

A vida tem lá seus cantos e desencatos, momentos de alegria e também de tristeza; esta, muita vezes por amor e resignação. Aqueles a quem chamamos familia, Pai, Mãe, irmãos, etc; são na verdade a razão principal de fazermos tal escolha " resinar-se", quando se trata de Mãe então, passa a ser um dever o qual não se deve fugir ou negligenciar, esses foram quem nos trouxeram ao mundo e deram o máximo de si para nos criar e educar, como diz Içami Tiba : " quem ama educa", claro falo aqui num contexto geral. Estes a quem supracito, após longas jornadas de vida, cumprem o ciclo natural, ou seja, envelhecem e assim passam por situações que são aceitáveis mas, difícil de compreender, por eles e por aqueles que por dever e obrigação devem a partir desse momento cuidar ( e cuidar bem ), haja vista, que o tal envelhecimento, após os 80 anos chega a dependência, isto é, com todas as dificuldades de lhe dar sozinhos com muitas tarefas cotidianas, eles passam por problemas de saúde e dentre estes o ( DA ) doença de Alzheimer - transtorno neurodegenerativo cognitivo, o qual lhes trazem variados sintomas de transformações comportamentais. E é este o exato momento onde os filhos devem se empenhar o máximo e em todos os sentidos, no cuidar e também é o momento crucial da renúncia e resignação ( como já está supracitado ). Vale salientar que não é fácil, tendo em vista as variações comportamentais, e são muitas, variando de acordo com cada pessoa; mas é extremamente necessário lhe dar com esta situação. Diante do exposto e apesar de hoje eu não está ligado a religiosidade, citarei um trecho da bíblia : " Filho, ama teu pai e tua mãe para que teus dias se prolonguem sobre a terra". Perguntando para uma pessoa evangélica, disse ser: Êxodo 20:12. Então tudo aqui explicito, não foge a regra, todos um dia passamos por esse momento e também um dia seremos nós os atores desse cenário do ciclo da evolução humana do Grande Teatro da vida. Anseio que as cortinas desse Teatro demore muito a se abrirem, ou não; isto não depende do nós. No entanto, penso que se formos interpretar nas entrelinhas as palavras: Resignação e Renuncia ( hipoteticamente se imbricam )

Aqui concluo o que seria uma crônica e tornou-se um artigo de opinião.

Resignou-se pois. A resignação era doce e fresca. Nascera para ela.”

Clarice Lispector

Autoria do Texto: Esoj.Otrebor

tigre branco
Enviado por tigre branco em 29/04/2024
Código do texto: T8052490
Classificação de conteúdo: seguro