AS FORÇAS QUE MOVEM O UNIVERSO

Existe uma força poderosa no Universo. Não temos noção do quanto ela pode modificar não só vidas, mas também mundos... é uma força que tem seu lado positivo e negativo, mas o sentimento é apenas um... que toma uma conotação diferente a cada situação em que é aplicada. Sim, pois essa conotação depende muito do agente emissor em seu momento de ação...

De que força estou falando, mesmo? Bem, é aquela que protege os merecedores de sua atenção. Mas ela é tão intensa que por vezes sufoca o ser cuidado... ah, sim... essa proteção é irracional. Não importa se o objeto merece ou não tal benesse. Importa que o protetor assim considere...

Mas, quando a pessoa não suporta o outro, despeja-lhe todo seu menosprezo. Sim, o outro lado da moeda é esse... ou a pessoa é superprotegida ou simplesmente é execrada... não precisa de motivo para explicar. É simplesmente amor ou ódio. Simples assim...

Na verdade, o ódio é outra forma de amar. A maneira de expressar esse sentimento é que é diferente. Enquanto no Amor você deseja o objeto de sua afeição sempre ao seu lado, quando o Ódio domina você quer se distanciar do ser odiado... quando não quer simplesmente destruí-lo.

O Ódio, assim como o Amor, não precisa de explicação lógica para nascer. Costumamos dizer que odiamos uma pessoa pelas ações dela contra nós. Mas ao pararmos para pensar no caso, descobrimos que essa não é a razão. Simplesmente antipatizamos com a pessoa e, aos poucos nossa antipatia vai crescendo... crescendo...

Nem todo sentimento de ódio se deve à antipatia por nosso semelhante. Mas, na maioria das vezes, é... principalmente quando esse sentimento é direcionado a todo um grupo étnico... é dessa maneira que os líderes de determinados grupos conseguem fazer com que seus comandados simplesmente tentem aniquilar aqueles que são considerados "inimigos"... veja, só, um nunca viu a cara do outro, e mesmo assim o desejo de se massacrarem é tão forte que nem param para se perguntar do porque de tanta violência...

Bom seria se pudéssemos dominar essa raiva latente que existe em nosso intimo. E transformássemos esse desejo de destruição em amor real pelo próximo. Que deixássemos de ver diferenças onde não existem e entendêssemos que todos nós somos irmãos e temos que nos ajudar. Que a guerra só traz tristeza e destruição. Nada de bom conseguimos com a violência, apenas feridas que demoram a cicatrizar...

Que um dia a dualidade Amor-Ódio deixe de existir, e apenas o Amor prevaleça... e que essa força construtiva domine a força destrutiva de seu oposto e torne nosso mundo o tão sonhado Paraíso em que desejamos viver...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 30/04/2024
Código do texto: T8052935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.