DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

E hoje é o Dia do Trabalho! Essa data é comemorada na maioria dos países deste nosso planetinha azul. E quanta luta, quanto sangue foi derramado para que hoje pudéssemos desfrutar de algumas benesses conseguidas com muito sacrifício por nossos antecessores...

Esse dia tão especial teve sua origem em um protesto contra as péssimas condições de trabalho nos Estados Unidos, que culminou com uma greve ocorrida em 1886 na cidade de Chicago, Estados Unidos, onde os trabalhadores reivindicavam uma jornada de oito horas em contraposição as doze... as vezes dezesseis horas de trabalho com salários baixíssimos...

Esse movimento ficou conhecido como HAYMARKET RIOT, e deu muita dor de cabeça para o Governo Americano. Tanto que o dia oficial para comemoração dos trabalhadores acontece na primeira semana de Setembro em terras norte americanas e canadenses, ao contrário do resto do mundo... tudo porque o Governo não queria aceitar a vitória dos trabalhadores...

Quem definiu a data como o dia do trabalhador foi a França, que em 1919 reduziu a carga horária de trabalho para oito horas. A partir daí esse dia passou a ser comemorado anualmente pelos franceses. No ano seguinte, foi a vez da União Soviética seguir o exemplo dos franceses...

No Brasil a data passou a ser comemorada na década de 1910, sendo transformada em feriado nacional durante o Governo de Artur Bernardes (entre os anos de 1922 a 1926). Essa data foi reforçada durante o Governo Vargas, que desenvolveu uma forte política trabalhista, concedendo vários benefícios à classe trabalhadora. Com essa política conseguia apoio e mantinha os trabalhadores longe dos movimentos sindicalistas e socialistas, dando ao trabalhador a imagem de que tudo que este havia conseguido seria graças às benesses do Estado...

O Dia do Trabalho tem sua importância por celebrar a Luta dos Trabalhadores por seus direitos e pela necessidade de se estabelecer valores dignos no mercado de trabalho. Ou seja, é um dia para lembrar da luta do passado, mas também de reforçar a luta no presente, sempre em busca de condições dignas de labor. Ou, como dizem os sindicalistas... "A luta continua, irmão!!!"

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 01/05/2024
Código do texto: T8053631
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.