Entre Sem Bater - Humanista

Madonna disse:

"... não sou feminista, sou humanista ..."(1)

Madonna Ciccone é um furacão há 40 anos, sem deixar seus fãs com uma pontinha de decepção. Desde que lançou "Madonna" (1983) e "Like a Virgin" (1984) eu já sabia de suas qualidades, o atributo de humanista, soube muito tempo depois. Comprei desde discos de vinil, que mantive dois, até CDs, que ainda tenho alguns. Além de uma artista de qualidade, com reconhecimento em várias partes do mundo, é um grande ser humano. Falou o fã, logo podem obter um desconto, mas não podem torcer o nariz, pois o assunto é sério.

HUMANISTA

Uma coisa difícil, atualmente, é se manifestar na condição de ser um humanista, as redes sociais não aceitam. Em diversas ocasiões recentes, quando arguido sobre qualquer tema, fica impossível fazer qualquer posicionamento pela polarização binária geral. Se, eventualmente uma pessoa pergunta sobre as suas opções políticas, cria-se um climão. As redes sociais não têm o mínimo traquejo para serem humanistas e a hipocrisia, até em questões sérias, predomina.

Recentemente, protagonizei uma situação deste tipo ao ouvir o questionamento sobre se era a favor, eleitoralmente, de A ou B. Quando respondi que era humanista, o interlocutor ficou sem saber o que fazer (a acusação estava "no gatilho"). Desse modo, quando respondemos a qualquer questionamento político, algo como "sou humanista", a patuleia fica sem reação. Como se não bastasse, as pessoas, insatisfeitas com uma resposta fora da curva, querem te enquadrar.

Por isso, aproveitando a visita da Madonna ao Brasil, valho-me da frase de uma celebridade para fazer delas, as minhas palavras.

Sou Humanista !

ESCURIDÃO POLÍTICA

Surpreendentemente, quando abordamos termos e palavras como a deste texto, os leitores posicionam-se como se tudo fosse política eleitoral.

A escuridão política que a quase totalidade das pessoas se submete desde que as redes sociais explodiram é assustadora. Como se não bastasse, a manipulação mental(2) que impera nos ambientes digitais obnubila muitos que se apresentam como imunes.

Por exemplo, a questão dos efeitos da vacina, especialmente pós pandemia COVID-19. Existiam grupos contra vacinas e se limitavam a camadas da sociedade seguidores de seitas e teorias conspiratórias. Após a pandemia recente, saíram do armário milhões de lunáticos da terra plana se posicionando contra as vacinas. Esta é uma questão política e, e primeiro lugar, humanitária, mas parece que todos os antivacina não sabem o que é ser humanista.

POLARIZAÇÃO EXTREMA

Vivemos, com toda a certeza, em uma era de polarização sem conteúdo e sob domínio de influenciadores e subcelebridade. Parece que cada conversa, debate e interação social tem uma linha divisória, na qual "temos" que escolher um lado. Vivemos um verdadeiro Fla-Flu(3) digital e com todos os requintes de irracionalidade e ignorância.

A política eleitoral, em particular, é um campo de batalha onde as diferenças ideológicas alimentam um ciclo interminável de confronto e discordância. Diante desse cenário, muitos buscam alternativas, uma maneira de escapar desse jogo de "nós contra eles". Uma resposta intrigante surge quando olhamos para o humanismo enquanto um posicionamento político racional.

Um humanista, em sua essência, transcende as fronteiras ideológicas e polarizações de estultos e manipuladores. É uma filosofia que coloca o ser humano no centro de suas preocupações, defendendo sua dignidade, liberdade e bem-estar. Ao contrário das ideologias políticas binárias que se concentram em agendas específicas ou em confrontos com oponentes.

HUMANISMO

Desse modo, Madonna respondeu que era humanista para desviar da polarização entre feminismo e antifeminismo. Além disso, com muita consciência, ela ofereceu uma visão mais ampla e abrangente do tema. Desta forma, ser humanista implica reconhecer e valorizar as lutas das mulheres por igualdade, mas ir além. Em outras palavras, devemos abraçar a causa de todos os seres humanos, independentemente de gênero, raça, religião ou orientação política.

A polarização política frequentemente nos leva a enxergar o mundo em preto e branco, onde cada questão recebe simplificações estéreis. O humanismo nos desafia a olhar além das divisões artificiais e a reconhecer a humanidade em cada indivíduo. Por isso, a superficialidade das redes sociais dá espaço para que opiniões ou convicções políticas escondam-se atrás de falso humanismo.

Em um mundo onde a desigualdade, a injustiça e a intolerância são uma constante, o humanismo se apresenta como um farol na escuridão. Posicionar-se como humanista é uma forma de ressaltar nossa responsabilidade coletiva diante do egocentrismo. É a maneira de fazer valer a justiça social, os direitos humanos e trabalhar pela paz e pela harmonia entre os povos.

Ou, como disse Montesquieu: "... se não é bom para a abelha, não é bom para a colmeia ..."

VALORES E PRINCÍPIOS

Inquestionavelmente, o fato de ser humanista não significa que se é neutro ou apolítico. Pelo contrário, envolve um compromisso ativo com os valores fundamentais da humanidade. Isso pode se manifestar de várias maneiras, desde o ativismo político até ações cotidianas de solidariedade e compaixão(*).

Uma das características mais poderosas do humanismo é sua capacidade de construir pontes entre diferentes grupos e perspectivas. Em vez de nos dividir em campos opostos, o humanismo nos convida a encontrar pontos em comum e a trabalhar juntos. Isso não significa abrir mão de nossas convicções ou comprometer nossos princípios. Em outras palavras, o humanista reconhece que há mais coisas que nos unem do que aquelas que nos separam, e isso deve ser principal.

Infelizmente, o humanismo e o humanista não tem acolhimento pela polarização que a sociedade do egoísmo(4). Em um mundo de interesses políticos e econômicos imediatistas, a ideia de colocar o ser humano no centro parece ingênua e utópica. No entanto, é precisamente essa visão que oferece uma saída para os desafios mais urgentes que enfrentamos como sociedade.

CAMINHOS REAIS

Ao adotarmos uma abordagem humanista, não apenas reconhecemos a dignidade e o valor de cada ser humano. Assim sendo, devemos destacar a interdependência e responsabilidade mútua entre grupos de interesses comuns. Em vez de nos isolarmos em nossas próprias bolhas ideológicas deveríamos buscar o respeito. Entretanto, este caminho propicia o aparecimento de grupos como terraplanistas, antivacina, nazistas, fascistas, reacionários e sectários.

O humanismo, sem dúvida, não é uma panaceia para todos os problemas do mundo. Existem questões complexas e conflitos históricos  que não se resolvem facilmente. No entanto, os princípios humanistas, podem transformar nossas instituições, nossas políticas e nossas relações interpessoais.

Em síntese, ser humanista é uma escolha política. É uma opção de ver além das diferenças superficiais que nos separam e reconhecer nossa humanidade . Apresenta-se como a alternativa de se trabalhar junto, como uma comunidade global, para criar um mundo mais justo, pacífico e sustentável para todos.

Portanto, da próxima vez que nos perguntarem se somos comunistas, socialistas ou qualquer outra coisa, talvez devêssemos seguir o exemplo de Madonna.

Somos humanistas!

Somos totalmente contra, por exemplo, o que Israel faz com palestinos ao impedirem que a ajuda humanitária chegue até eles. Se você é a favor deste tipo de ação, merece o rótulo de fascista e desumano, sem maiores questionamentos. E, se você pensa em perguntar se quem defende atos humanitários na Palestina é comunista, esqueça, você não vai entender a resposta.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  Fazer doações uma vez por ano no Natal, realçar espírito natalino, dar esmolas não é ser um humanista de verdade. Adicionalmente, fazer ofertas e dar dízimos para pregadores não é humanismo, é egocentrismo estúpido.

(1) "Entre Sem Bater - Madonna - Humanista" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/03/entre-sem-bater-madonna-humanista/

(2) "Entre Sem Bater - Aldous Huxley - Manipulação Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/12/entre-sem-bater-aldous-husley-manipulacao-mental/

(3) "A estupidez gerada por um Fla-Flu" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/02/03/a-estupidez-gerada-por-um-fla-flu/

(4) "Entre Sem Bater - Emmanuel - Egoísmo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/09/04/entre-sem-bater-emmanuel-o-egoismo/