FESTA DO PÃO

Quando você toma alguma atitude que foge aos parâmetros ditos normais, isso imediatamente provoca uma reação até certo ponto inesperada, inclusive entre pessoas desconhecidas.

Vamos aos fatos, saí para comprar pães do tipo francês, também conhecido como “de sal”, até aí tudo dentro do contexto, o problema aparece quando você explicita a quantidade de unidades, setenta, sendo 40 dormidos e trinta fresquinhos.

Então você descobre que dada à valorização atual das torradas, vale mais a pena para o comerciante que encalhe a venda do pão quentinho, pois se vendido sob a forma de torrada, amplia de forma significativa o lucro do dono da padaria.

A primeira ação de espanto vem do atendente da padaria, quando solicitei setenta unidades, ele me deixou em compasso de espera, e foi consultar o gerente, se autorizava a venda dessa quantidade. Com a resposta positiva, vi um mega saco plástico daqueles transparentes ganhar forma de travesseiro, literalmente a cara de objetos produzidos em Itu.

Mas foi caminhando na rua, que de repente me vi chamando mais atenção do que se tivesse com uma melancia na cabeça.

Com quase todos os pedestres que cruzei não faltaram comentários, a todos impressionava aquele enorme saco completamente recheado de pãezinhos.

Logo, uma senhora baixinha e gorducha me perguntou solenemente aonde aconteceria a festa, se infantil para serem devorados como cachorro quente, se de adultos, provavelmente seria recheado com maionese e alho.

Mais a frente, um senhorzinho de muitas rugas e poucos fios capilares, afirmou, isto já deve ser festa de político, e ainda estamos em maio, mas eles já partiram em busca dos eleitores, dá prá me dizer o endereço.

Na travessia de uma rua, ouvi outra daquelas frases célebres, por essa quantidade de pães, nem imagino quantas vacas perderam a vida para alimentar esse churrasco que você vai participar.

Interessante constatar como tantas pessoas se sentem a vontade para opinar, quando se deparam com inusitadas situações.

Mal sabiam esses curiosos, que essa quantidade desmesurada de pão iria servir a noite como base de vários pratos, numa dupla festa de aniversário. E o mais interessante, essa era apenas a ponta de um iceberg de pão, pois outras modalidades deste mesmo alimento seriam servidas na forma de sanduíches de várias camadas, que intercala variados gêneros alimentícios.

Bom, agora só me resta aguardar a festa, que pelo menos no quesito gastronomia foi antecipadamente resolvido.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 03/05/2024
Código do texto: T8055604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.