MACHADO SE REVIRA NO TÚMULO...

*Falta Revisão.

Amigos(as) leitores(as) que prazer tê-los aqui no meu Recanto e se você está aqui pela primeira vez, seja bem-vindo e espero que goste.

Hoje, surfando nas ondas dessa terra de ninguém que é a internet me deparei com um texto que valeu a pena ter encontrado, como dizem os mais jovens foi um "achado".

O texto é de 1992 e foi escrito por Otto Lara Resende, um dos grandes crônicas da nossa história. Ainda bem que deu tempo dele escrever esse texto antes de morrer. A crônica é de maio e ele morreu em dezembro do mesmo ano. O título da crônica é: "Não traiam o Machado", e quem quiser lê-la na íntegra eis o link (https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/9502/nao-traiam-o-machado).

Vou direto ao assunto do texto com este trecho: " Dom Casmurro saiu em 1900. Machado morreu em 1908. Nenhum crítico nesse oito anos jamais ousou negar o adultério de Capitu". Então, era certo o entendimento que houve traição. Bem, quem leu o romance com o mínimo de atenção viu que ocasião foi o que não faltou para que o ato de deslealdade conjugal acontecesse. Otto Lara fundamenta em seu argumento que alguns amigos de Machado como o Graça Aranha e o Machadiano Dalton Trevesan, não tinham dúvida sobre a paternidade de Ezequiel. Eu sou da escola da velha guarda, então acredito na traição. Infelizmente nunca fui apresentado na escola a possibilidade de não traição e as vezes os professores também não afirmavam que não houve. Eles diziam que nós que deveriamos decidir. E nesse decide e nao decide, o que mais surgiu foram teorias, inclusive a de que Escobar não estava de olho em Capitu coisa nenhuma, mas sim em Bentinho.

Uma coisa eu digo, estamos vivendo um período de enorme revisionismo. Tudo está sendo revisto e não está ficando pedra sobre pedra a ponto da rainha dos baixinhos sugerir que a Bíblia fosse reescrita. Esse fenômeno de revisão é novo? Não, não é. Li em algum lugar que o livro O retrato de Dorian Gray tem duas versões, a censurada e a estendida. Cada geração dominante da cultura vai impor as suas ideia sobre os demais. Isso é claro com o processo da linguagem neutra que querem que aprendamos da mesma forma que engordam peru para o natal: empurando guela à baixo e se vomitarmos, sempre terá outra sessão de engorda.

Mas, traiu ou não traiu? Para mim agora depende. Se for para se amoldar a uma corrente ideológica que se impõem à força sobre os leitores eu prefiro fazer como os meus professores da escola e dizer que quem decide é o leitor. Até mesmo porque se Machado tivesse deixado em seu testamento que Capitu traiu Bentinho, alguém proporia fazer a revisão do documento, coisa parecida com o que acontece no romance distópico 1984 de Orwell até que estivesse escrito o que quesessem que estivesse escrito.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 08/05/2024
Código do texto: T8058957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.