JUSTIÇA SEJA FEITA...

JUSTIÇA SEJA FEITA...

Esta é uma expressão muito antiga e não se refere a processos, polícia ou a um linchamento qualquer... nossos tataravós a usavam para relembrar pessoas que construíram o Presente de suas comunidades, atuaram para sustentar, preservar e incentivar atividades culturais e folclóricas e movimentaram positivamente suas cidades. Em meu recente artigo "LITERATOS ANANINS" só relembrei dos escritores e literatos, ainda assim deixando de lado meu "eterno desafeto" Alfredo Garcia -- com um "Bragança" pelo meio -- e também um certo Anestor, amigo do escritor "Eron" Carvalho. "Esqueci" como escritor meu parceiro de dupla "sertaneja" Abiezer Silva, embora ele tenha sido premiado pelo CENTUR em 1988, como contista e também como cordelista, cujos livros nunca foram editados pela SECULT, conforme prometido.

Portanto, JUSTIÇA seja feita a tantos MÚSICOS E CANTORES que sustentaram (nos anos 1980/90) a Cultura neste imenso bairro de 5 ou 9 partes -- na época ligado a Capital -- e também no bairro de Marituba, na época ligado a Ananindeua. Ambos os bairros só ganharam com o "desmembramento"! Marituba era "ignorada" pelos alcaides ananins e nosso "bairro-dormitório" era apenas isso para Belém, distante uns 13 quilômetros.

Ainda que eu não cite tanto os Blocos de carnaval locais quanto as quadrilhas "julhinas" (que atuavam até setembro) -- com eventos sazonais -- gostaria de relembrar os músicos que conheci ou dos quais ouvi falar desde agosto/1986, quando "aportei" na Cidade Nova 4. Espero não ter esquecido nenhum, seria uma falha imperdoável de minha parte. Minha maior tristeza é ter visto vários (todos homens) partirem sem deixar nada seu GRAVADO, registrado em filmes ou sequer via radiogravador. Fiz isso com o "seu BOTÃO" (Manoel da Vera Cruz Monteiro) em 1984, magnífico compositor folclórico do interior de Vigia. O filho do governador da época fez a "gentileza" (em julho/1989) de extraviar a fita C-60... segundo ele, vendeu seu carro com o cassette no toca-fitas. Na época qualquer filmagem exigia máquina de 2 mil reais e enormes fitas VHS de apenas 120 minutos de gravação. Hoje, um bom celular de 800 reais -- com MicroSD com 16 Gb de memória -- grava toda a "FAUNA cultural" de qualquer pequena cidade e ainda sobra espaço... ao preço de 50 REAIS cada microcartão ! Nem assim os prefeitos se animam a registrar os fazedores de Cultura de suas cidades. POBRE BRASIL ! (NATOAZEVEDO)

ARTISTAS das Cidade Nova 3, 7 e 8 (bairro COQUEIRO)

1 - PEDRINHO CAVALLERO - violonista, cantor e compositor, dispensa apresentação, é muito conhecido.

2 - PAULINHO "MURURÉ" (ou "Pedra Azul" ?) - morava em algum lugar do 3, violonista e compositor.

3 - "MARQUINHO" - seria Marco Monteiro ou um certo Marquinho Duran - morava na rua WE 30 ou 32, no final de uma ruela, vizinho de juíza famosa.

4 - "BENÉ" DA GAITA - iniciando em 1988/89, hoje é muito conhecido. (8)

5 - EDILSON MORENO - cantor, atuava com "reggae" (by São Luiz/MA) e, depois, mudou pro Brega.

6 - "CEARÁ DO CAVACO" - músico que tocava bandolim na Rádio LIBERAL AM, num programa dominical, com Conjunto que acompanhava amadores.

7 - LÍGIA SAAVEDRA - do Conj. Residencial "STÉLIO MAROJA", (no 8), cantora.

8 - CORONÉ VIRGULINO" - humorista e ator, morava no mesmo Conjunto.

9 - Banda Jovem, que atuava na Paróquia Divino Espírito Santo, (no 8).

10 - Família MOUZINHO - um bocado de músicos (e cantores), morando ao lado do cemitério do 8.

11 - MAURO FIGUEIREDO - guitarrista, cantor e compositor, morava na rua WE 75 ou 76 (no 7)

12 - vereador JUSCELINO SOUZA (de 1990 a 94) - comunitário pra valer, deu muita "dor de cabeça" pra COHAB e divulgou músicos e Bandas, até uma certa "VIA NORTE", lá de Belém. Criou a primeira Biblioteca pública (em centro comunitário, no 2, lá por 1987) e lutou por Cultura aqui na região. (no 2 e 9)

13 - PONCIANO - dono de academia de ginástica, na rua WE 20 (ao lado do superm. Formosa) promoveu o primeiro "DESFILE de Moda" de Ananindeua, só com jovens locais (meninas), na Pça T. Neves, em 1989.

14 - FERNANDO DACKO - não cantou e nem tocou coisa alguma, mas foi/é o técnico de som "por trás" de meio mundo em Belém. (no 3)

*************

ARTISTAS das Cidade Nova 4, 5 e 6 (bairro COQUEIRO) - (mais Guajará)

1 - IVAN CARDOSO - músico, cantor e compositor, morou nas ruas 47, depois 64 e por fim, na WE 29 (no 5). Apresentou-se na TV GLOBO, em festival nacional. (falecido)

2 - "WALL"(dilson) ALBUQUERQUE - compositor, exímio no violão. (4) (falecido)

3 - ABIEZÉR SILVA - multiartista e seresteiro, além de escritor. (6) (falecido)

4 - HERALDO... - jovem de talento, violão clássico, faleceu por volta de 2000.

5 - MÁRIO MARQUES - prof. de violão, arranjador e compositor. (Guajará)

6 - CARLINHOS SILVA - cantor e dono de pequeno Conjunto. (6)

7 - ARNALDO ALCÂNTARA - músico, cantor e compositor, hoje com o nome de "Marinheiro Apaixonado". (Guajará)

8 - ED(i)MILSON NUNES - violonista, acompanhava Arnaldo em shows.

9 - CARLOS "BATERA" - baterista, acompanhava Carlinhos Silva no Conjunto.

10 - "MAC LAREN" - guitarrista muito solicitado nos anos 1990, ainda atua no cenário musical de Belém. (no 6, rua WE 78, final dela.)

11 - JUSCELINO RAMOS - cantor, compositor, músico e comunicador, produziu o primeiro Festival da Canção destes Bairros todos, em 1987, com final na praça da Matriz "ananin", na BR316. com apoio do pref. Fernando Correa. (no 6)

12 - "BETÃO DO SURDO" - cantor e percussão, comanda Grupo de Samba na Feira do 6 desde os anos 1990. (Família TRAVASSOS)

13 - KLÉBER NASCIMENTO - (vulgo Me. "ANDRÉ") - grande sambista, atuando na E.S. Império Jurunense desde os anos 80.

14 - MADIANO - era representante de Gravadora paulista aqui em Belém, cantor mineiro de Brega e MPB, compositor, morava na rua WE 77 (no 6)

15 - um amigo dele, esqueci o nome... está no BREGA e nega ter me conhecido ou sequer ter morado aqui no bairro.

16 - BANDA SIMONE SOM - de alto gabarito, acompanhava Juscelino Ramos em suas apresentações noturnas nas praças do bairro. Tinha como bateristas um certo "Tralhoto" e o "Pinóquio", entre outros músicos.

17 - YVAN COSTA - poeta e cantor, compositor de folclore.

18 - ADELINO NASCIMENTO - o famoso cantor de Brega andou aqui pelo bairro, tem até FOTO do ônibus Cid, Nova 5 como contracapa de 1 LP seu.

19 - "Benedito ?" - cobrador negro, jovem em 1989, da linha MAGUARI de ônibus, tocava um violão clássico de primeira linha. (Guajará)

20 - "NATO" AZEVEDO - compositor e "cantor", tocando gaita de vez em quando.

**************

ARTISTAS de... MARITUBA (e Centro ananin)

1 - MÁRCIO FARIAS - músico, compositor e cantor (Centro ananin)

2 - CARLOS NASCIMENTO - cantor e compositor de carimbó e xote.

3 - SANSÃO CASTRO - cantor e compositor de Bregas e MPB

4 - "LUIZINHO REGGAE" - compositor (e cantor) muito criativo, "desapareceu" sem deixar rastros. (Não sei onde morava...)

5 - FRANCISCO "POETA" - era assessor cultural do pref. F. Correa (em 1987) e promovia eventos pela PMA. Morava em Marituba, "bairro" ananin;

OBS: em duas reuniões no Colégio MADRE CELESTE (no 8) (por volta de 1990) chegou-se a LISTAR mais de 50 agitadores culturais, inclusive um mestre "de Boi" lá do Abacatal, que faleceria pouco depois.

'NATO" AZEVEDO (em 1º de Maio de 2024)