Orgulho e Vaidade

PENSO que todo ser humano possui amor próprio. Acho que é normal também possuir uma pitada de vaidade. Mas não pode é não deve ficar obcecado pelo orgulho e pela vaidade porque isso leva ao caminho da perdição. Já dizia Santo Agostinho: “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas porque é a fonte de todos os vícios.

O maior erro do ser humano é essa mania do orgulho tipo obsessão, vaidade desmedida, sempre fazendo reclame de si próprio, sem um mínimo de humildade e nem coragem de fazer autocrítica. O obcecado por orgulho e vaidade é um ignorante. Só consegue o repúdio das pessoas. É ridicularizado.

Sobre o assunto há uma reflexão arretada de Leonardo da Vinci: “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes. É assim que as espigas sem grãos se erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto as cheias olham para baixo para a terra sua Mãe”.

É preciso manter o orgulho natural, sem descambar para a obsessão que leva ao caminho da perdição. Vida que segue. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/05/2024
Código do texto: T8059624
Classificação de conteúdo: seguro