CONSEGUIREMOS ESCAPAR DO PRECIPÍCIO?

O ser humano tem, como principal característica, ser inquieto. Está sempre buscando novos caminhos em sua vida, procura sempre galgar novos degraus em sua escala evolucionária. A seleção natural parece agir de forma a obrigar esses indivíduos a se aprimorarem dia após dia, para estarem sempre em sua melhor forma. Não é à toa que a humanidade está no topo da cadeia alimentar, tendo a seu dispor todas as outras criaturas que habitam a terra...

Qual outro indivíduo neste nosso planeta pode se gabar de comandar toda uma comunidade, composta por várias espécies, a seu bel prazer? Além do homem, nenhuma outra espécie tem poder para isso. Todas as outras tem seu líder, mas estão fadadas a se manter em seu grupo original, até mesmo por questões de segurança...

Conseguimos manter as outras espécies sob nosso jugo. E aquelas que não se enquadram são simplesmente exterminadas, pois nada pode atrapalhar nosso "paraíso"... é só pararmos um pouco para analisar a situação da fauna mundial... dia após dias a quantidade de espécies que ainda caminha entre nós diminui drasticamente...

Nós ainda não nos demos conta de que todos os indivíduos que caminham ao nosso lado nesse mundinho azul tem sua importância para o equilíbrio natural... não à toa enfrentamos, nos últimos tempos, avalanches de epidemias que poderiam ser evitadas se deixássemos a Natureza cumprir seu papel... sim, pois quando destruímos uma espécie, na verdade estamos liberando um vetor que poderá causar danos à nossa comunidade... pois simplesmente não temos como controlar as consequências de nosso ato primário...

Corremos atrás de nossa evolução pessoal nos esquecendo que fazemos parte de uma cadeia onde muitas vezes, mesmo com os muitos recursos dos quais dispomos, somos o elo mais fraco. E, ao desconsiderarmos a importância dos outros seres que compartilham a Natureza conosco, estamos caminhando para o precipício... pois pouco a pouco dilapidamos nosso mundo acabando com os recursos não renováveis tão importantes para nossa vida...

Se não acordarmos urgentemente para a vida, nossa espécie será mais uma a ser extinta... e será única e exclusivamente por nossa culpa...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 10/05/2024
Código do texto: T8060081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.