E VOCÊ, CARO ASSINANTE, JÁ RESPIROU HOJE?

Opinião/ mensagem

Já faz alguns dias que assisto a transmissão de um jornalista que cobre a enorme e trágica tristeza lá do nosso Sul.

Um fato muito, mas muito simbólico, me chama a atenção e confesso que tal me causa um estranhamento, para não dizer um mal estar.

Ao se iniciar a programação na transmissão de tela ele , sempre muito educado, começa a nos fazer umas perguntas em figurações incisivas e tal eu assim as defino, salvo engano meu, pela entonação da sua fala questionativa:

- Boa noite, o senhor e a senhora já comeram hoje?

- O senhor e a senhora, têm sua cama, seu colchão, seu travesseiro, seu cobertor, seu edredom?

E assim segue, a numerar o todo que é direito básico de qualquer pessoa, de toda a vida, aliás, como se quem ainda os têm, em tempos de surreais tragédias, deles não fossem dignos.

Faz tempo que sinto que caminhamos por um caminho muito perigoso, onde cada um dos polos da nossa lamentável polarização cobra os direitos sociais a uns como se os outros precisassem abrir mãos da dignidade social adquirida da própria labuta, inclusive.

É como se o Direito de um fosse o culpado pela falta do mesmo Direito ao outro.

O meu foco perceptivo: o de que todos estejamos equiparados nas dores...😱em nome da bondade de quem as transmite nas multitelas.

Todos heróis dos furos das reportagens e das tristes imagens inéditas, deveras, mas que não acordaram para a triste realidade da sua gênese , de fato, do TUDO que as produz.🙏

Ou talvez estejam acordados sim...

Triste isso.

Maléfico, principalmente para uma missão profissional de informar e não julgar ou apontar os dedos para o Direito legítimo adquirido frente à dignidade social Constitucionalizada para todos.

Precisamos crescer como país gente, todo mundo junto!!

A cidadania não é culpada das próprias tragédias que hoje, de certo modo, assolam a todos nós, direta ou indiretamente.

A cidadania só paga a conta.

O buraco de toda tragédia é sempre mais emb... ops, mais ACIMA.

Somos absolutamente todos vítimas, é o que penso porque sinto.

Sim, caro jornalista , hoje eu já me alimentei, já me banhei, já rezei , já trabalhei , já ajudei...e o mais incrível e doloroso: HOJE TAMBÉM EU JÁ ACORDEI!

E respiro bem fundo...

A ponto de perceber no mínimo detalhe das dinâmicas, onde dizem que moram todos os infernos, que as tragédias, todas elas, têm uma fundamentação METAFÍSICA que poucos enxergam.

É o que não se vê, nem se fala, nem se aponta , só se desvia o foco com a cortina da compaixão seletiva...de quem acredita ser o coração do mundo💔

É aí que mora a gênese de toda perene divisão social, a que só caminha para o caos, enquanto os agenciadores das dores fazem muitos dividendos.

Que triste, que pena.🙏

Mavi