Eu finalmente assisti Toy Story 4. E não gostei...

Foi por nostalgia. Achei que iria gostar. Imaginei que não fosse melhor que os três primeiros filmes da franquia. Mas não imaginei que seria tão decepcionante para mim. Por expressar aquela mesma fórmula que, se deu muito certo nos outros filmes, está bem desgastada nesse, como um eco fraco das tramas bem boladas, das piadas divertidas e da emoção genuína. Nem mesmo as músicas de fundo, incluindo uma de suas trilhas mais queridas, conseguiram afagar o meu coração de fã, de criança dos anos 90 que chegou a ter uma fita do primeiro filme, o mais icônico, que se lembra do cheiro dela e da sensação de tocá-la, de rebobiná-la, de assistir o filme pelo vídeo cassete... Bem, pelo menos, esse quarto e último, por agora, não atentou contra o legado da marca, mantendo-se fiel à sua fórmula original, mesmo se mais apagado. Ainda assim, até que gostei do final, suficiente para não condenar o filme todo. Foi triste ver aquela separação, aquele novo rumo que tomou... Especialmente para quem gosta de rotinas, como eu, é sempre triste ver que, nem na ficção, a eternidade consegue ser verossímil. Um dos temas mais importantes desta franquia, o nosso desejo pela permanência representada pela luta dos "brinquedos vivos" para se manterem unidos para sempre.